youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

IESB promove I Jornada pela Valorização da Primeira Infância em Ceilândia

By  |  0 Comments

A construção de uma sociedade melhor, com cidadão responsável, está relacionada a investimentos voltados para os primeiros anos de vida das crianças, incluindo a gestação. É nesta fase inicial do crescimento, quando a criança já começa a construir sua base física, intelectual e psicossocial, que o acompanhamento familiar e social se torna cada vez mais necessário para a formação de um jovem responsável pelo seu autocuidado e um adulto capaz de enfrentar os desafios do mundo complexo em que vivemos.

Para despertar essa consciência, o Projeto Integrado Multidisciplinar Primeira Infância (Pimpin) do Centro Universitário IESB promove nesta sexta-feira, 19/05, das 8h às 18h, a I Jornada pela Valorização da Primeira Infância. O evento é gratuito, aberto ao público e será realizado no auditório I do IESB Oeste, em Ceilândia. “A primeira infância é onde tudo começa. O governo tem que fazer a sua parte, mas a sociedade também deve contribuir cobrando o fortalecimento de ações capazes de melhorar a vida dessas crianças em busca da prevenção de problemas sociais”, afirma Liliane Fernandes, professora do curso de Serviço Social do IESB e responsável pelo projeto.

Durante todo ano, o Pimpin oferece gratuitamente a todos da comunidade, oficinas, palestras, reuniões temáticas e orientações sobre temas importantes, como gravidez na adolescência, depressão, nutrição, direitos sociais, acompanhamento psicológico, e muito mais, através de rodas de conversas,  atendimentos individuais e visitas domiciliares. No evento, serão debatidos temas como A arte como instrumento transversal na construção de vínculos na primeira infânciaPolíticas públicas para gestantes vulneráveis de BrasíliaA importância da doula para humanização do parto e saúde das mulheresO programa Criança Candanga no GDFA interface entre arte e saúdeA experiência da música na primeira infância – O projeto Música nas Incubadoras e Políticas públicas e a epidemia da síndrome de zika congênita: que proteção social? Também haverá a apresentação do relatório CADÊ? Brasil – Crianças e Adolescentes em Dados e Estatísticas – 2016.

Além de docentes do IESB, estarão presentes convidados palestrantes, como Clarice Cardell, da Cia La Casa Incierta; Inês Catão, psiquiatra e psicanalista infantil do Hospital da Criança e do Centro de Orientação Médico Psicopedagógico (COMPP); Perla Ribeiro, subsecretária da Subsecretaria de Promoção de Políticas para Criança e Adolescente do GDF e Heloiza de Almeida Prado Botelho Egas, coordenadora geral de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, entre outros. “Além de capacitar ainda mais nossos alunos, mostrando na prática o contexto real das políticas públicas e o que pode ser feito para proteger a primeira infância, a proposta da jornada é justamente divulgar nosso trabalho a população e mostrar como ela pode se beneficiar com nossas ações por meio do trabalho realizado por nossos alunos da Clínica de Nutrição, Psicologia e Núcleo de Atendimento a Comunidade do Serviço Social”, explica a professora Liliane Fernandes.

A programação completa pode ser encontrada no facebook do Pimpin www.facebook.com/events/1348468581895394.

Mais informações pelos telefones (61) 996996296/ 984453499/ 991360853 ou e-mail projetopimpin@gmail.com.

Endereço: IESB Oeste QNN 31 Área Especial – Ceilândia.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *