youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Antes de mudança para instituto, diretor do HBDF pede demissão

By  |  0 Comments

Em meio à transição do Hospital de Base do DF para instituto, o diretor-geral da unidade, Júlio César Ferreira Júnior, pediu demissão do cargo. A exoneração dele foi publicada em edição extra do Diário Oficial na quinta-feira (15/8).

Para substituí-lo, o governador Rodrigo Rollemberg nomeou interinamente Ismael Alexandrino Júnior, atual secretário-adjunto de Gestão em Saúde. Endocrinologista, Júlio Cesar completaria um ano à frente do maior hospital da rede pública local na sexta-feira (18).

Com a transformação em instituto, o hospital será gerido por um Conselho de Administração, que deve ser nomeado ainda este mês pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Embora aprovada pela Câmara Legislativa, a alteração na gestão do Base é polêmica e motivou ações que correm na Justiça. Servidores da Saúde também são contrários à medida, assim como o Ministério Público de Contas e o Ministério Público do Trabalho.

O Instituto Hospital de Base tem personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública. O Conselho de Administração terá como presidente nato o secretário de Saúde. Também vão integrar o colegiado, cinco representantes indicados pelo GDF, um da Fundação Oswaldo Cruz, um pelo Conselho de Saúde, um representante das entidades civis que já atuam no hospital, um nome indicado pelos servidores de nível superior da unidade e um da Câmara Legislativa.

Todos eles serão escolhidos pelo governador, com base em uma lista tríplice enviada pelas respectivas categorias ou entidades. Segundo o decreto que regulamentou a lei, os conselheiros não receberão remuneração pela função, mas uma ajuda de custo por reunião. O valor e as regras serão estabelecidos no estatuto do IHBDF, que será aprovado pelo próprio conselho e submetido ao governador.

O decreto estabeleceu ainda que os conselheiros terão mandato de dois anos. Na primeira lista tríplice que for enviada pelos representantes das entidades civis deverá constar, obrigatoriamente, um membro da Rede Feminina de Combate ao Câncer, um da Associação Amigos do Hospital de Base do DF e um do Serviço Auxiliar Voluntário do HBDF.

 

Com informações do portal Metrópoles.

 

 

 

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *