youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Programa Cultura Educa é lançado nesta quarta (16)

By  |  0 Comments

Criado para ampliar o acesso de crianças e adolescentes da rede pública de ensino à cultura do DF, o programa Cultura Educa deve atingir cerca de 9 mil estudantes até o fim do ano.

A iniciativa foi lançada na manhã desta quarta-feira (16), no Museu Vivo da Memória Candanga, e contou com a participação de 90 estudantes de 8 a 10 anos de escolas do Riacho Fundo e do Paranoá. Os alunos foram guiados pelo museu para práticas pedagógicas no local.

O programa da Secretaria de Cultura, com o apoio da pasta de Educação, é uma forma de organizar as ações que envolvam as duas frentes.

O projeto está organizado em quatro eixos de ação:

  • Novos públicos
  • Educação patrimonial
  • Criação e produção artística
  • Política e gestão cultural

Acesso aos equipamentos públicos

A sensibilização de novos públicos consiste em reduzir as barreiras de acesso entre a sociedade e os equipamentos culturais, o que será feito por meio de visitas com ações pedagógicas, como a que ocorreu na manhã desta quarta-feira (16).

Competências de cunho técnico, a exemplo de produção musical, sonoplastia, figurino e cenografia, serão estimuladas na rede por meio do eixo Criação e Produção Artística. A primeira delas será com as três turmas do MedioTec, o programa de profissionalização de estudantes do ensino médio, do governo federal.

Em parceria com a Secretaria de Cultura, a pasta de Educação ofereceu formações em técnico de dança (19 vagas), técnico em canto (20 vagas) e técnico em conservação e restauro (20 vagas). As aulas ocorrerão em equipamentos públicos de cultura.

A formação em política e gestão cultural tem como público-alvo produtores e gestores da área. Para qualificar a participação social nas políticas, a Secretaria de Cultura estuda parceria com a Universidade de Brasília para capacitar conselheiros regionais de cultura.

Além disso, a pasta negocia com o Sebrae atividades que abordam dimensão de gestão de recursos para produtores culturais. A parceria integra o projeto Território Criativo.

 

Com informações da Agência Brasília.

 

 

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *