youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Rede pública de saúde do DF inaugura primeiro ambulatório trans

By  |  0 Comments

Na próxima segunda-feira (21), a população trans – travestis, homens e mulheres transexuais – vai passar contar com um ambulatório de atendimento especializado.  A inauguração do espaço foi realizada na tarde desta segunda (14), no Hospital Dia, na 508/509 Sul. “O que nós estamos fazendo hoje é um gesto de cidadania, tirando as pessoas da escuridão e colocando luzes sobre essa diversidade existente que precisa ser reconhecida, respeitada e valorizada. É o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, que é a maior conquista social da população brasileira”, comemorou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

O primeiro Ambulatório Trans atende as exigências da Portaria nº 2.803 do Ministério da Saúde que visa a capacitação e a sensibilização dos profissionais de saúde para lidar, de forma humanizada, com transexuais e travestis.

O Ambulatório Trans vai ocupar cinco salas e oferecer serviço médico-psicológico. Inicialmente, vai prestar assistência em psicologia, psiquiatria, serviço social, endocrinologia e enfermagem. A ideia é ampliar o atendimento, posteriormente, com a inclusão de especialidades em ginecologia e urologia. De acordo com o defensor do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do DF, Daniel de Oliveira, a instituição participou de um grupo de trabalho da Secretaria de Saúde específico para a criação deste ambulatório.

A integrante da Associação do Núcleo de Apoio e Valorização à Vida de Travestis, Ludymilla Santiago, 34 anos, conseguiu a retificação do nome por meio da Defensoria Pública. “Consegui fazer essa retificação em 2010. Hoje o processo está mais simplificado porque as demandas estão concentradas na Defensoria Pública. Existem casos extremos de que em quatro meses as pessoas conseguem fazer essa retificação”.

Para ter acesso aos serviços, os interessados podem se dirigir à unidade de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 16h, e agendar a participação nos grupos de entrada, que funcionarão as terças, das 10h Às 11h, e as quintas, das 14h30 às 16h.

Serão atendidos no ambulatório os usuários encaminhados pelas unidades básicas de saúde, pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social da Diversidade (Creas Diversidade) e por busca espontânea.

 

Com informações da Defensoria Pública do DF.

 

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *