Ir para o conteúdo
Casa Fiscalização Arniqueira vai contar com força-tarefa para fiscalizar obras irregulares
Fiscalização

Arniqueira vai contar com força-tarefa para fiscalizar obras irregulares

Compartilhar
Compartilhar

A previsão é de que o trabalho dure seis meses, em áreas-chaves de drenagem da água da chuva da região administrativa

A Secretaria DF Legal publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), desta segunda-feira (15), a criação de uma força-tarefa com base no decreto nº 45.382/2024, que declarou estado de alerta em razão do período chuvoso. A ordem é de controlar o aumento de obras irregulares em áreas-chaves de drenagem da água da chuva em Arniqueira. Com duração inicial de seis meses, o trabalho contempla demandas apresentadas durante reuniões com diversas secretarias.

A partir de imagens recentes feitas por de satélites a Unidade de Geoprocessamento e Monitoramento (Ugmon) está cruzando as poligonais de espaços reservados a equipamentos públicos e sistemas de drenagem, a fim de descobrir quais e quantos desses pontos estão ocupados irregularmente. Um relatório será emitido à Secretaria-Executiva de Inteligência e Compliance do DF (Seint), com as capturas de fotos e informações adicionais realizadas por uma equipe de assistentes operacionais enviados a campo.

DF Legal, já empreendeu na cidade mais de 6,3 mil ações fiscais, com 413 notificações, 168 intimações demolitórias, 154 multas, 109 embargos e 67 operações que resultaram em 210.530 m² de área pública desobstruídos. O órgão fiscalizador pretende renovar a força-tarefa de Vicente Pires, com validade anterior até 31 de dezembro de 2023, por meio de portaria a ser publicada ainda nesta semana.

Em relação às obras paralisadas, a DF Legal tem em andamento um processo licitatório para contratação de empresa especializada em demolições com o objetivo de desconstituir essas edificações ainda inacabadas e que foram erguidas sem respeitar as diretrizes urbanísticas da cidade.

*Fonte: Agência Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Fiscalização ao amanhecer é destaque das ações do Detran-DF no fim de semana

Mais da metade dos condutores autuados por dirigir sob influência de álcool...

Multas aplicadas pela Secretaria DF Legal têm valores atualizados

A Secretaria DF Legal publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira...

Anatel notifica operadoras, e derrubada gradual de bets ilegais começa nesta sexta

Os mais de 2.000 sites de apostas online considerados irregulares pelo Ministério...

Mais de 500 bets serão bloqueadas pelo governo dentro de 10 dias

O governo vai bloquear, nos próximos dias, mais de 500 sites de...