Ir para o conteúdo
Casa DF UPA de Ceilândia avança em busca de acreditação da ONA
DF

UPA de Ceilândia avança em busca de acreditação da ONA

Compartilhar
Compartilhar

Unidade do IgesDF poderá ser a primeira do Centro-Oeste a obter o selo de qualidade nacional

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia, administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), deu um passo importante no processo de melhoria contínua no atendimento à saúde. Recentemente, a unidade recebeu a visita de auditores da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que realizaram inspeções presenciais na unidade e análises online de processos administrativos no PO 700, sede do instituto.

“Esse processo de auditoria representa um amadurecimento dos processos internos do IgesDF, uma melhoria contínua e uma busca permanente pela excelência no atendimento aos pacientes”, destacou o superintendente de Qualidade e Melhoria Contínua de Processos, Clayton Sousa.

A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde | Foto: Divulgação/IgesDF

A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. No Brasil, apenas 17 UPAs possuem a acreditação. Caso a certificação seja confirmada, a UPA de Ceilândia poderá se tornar a primeira unidade do Centro-Oeste a obter a acreditação ONA.

Atualmente, a UPA de Ceilândia busca pelo selo bronze, que atesta a implementação de processos seguros e estruturados. A recomendação já foi recebida, e a confirmação será divulgada em até 30 dias.

A obtenção do selo trará benefícios diretos para a população. “Com a certificação, garantimos maior qualidade no atendimento, processos mais seguros e uma gestão mais madura, sempre visando o bem-estar dos nossos pacientes”, reforçou o superintendente.

O trabalho preparatório começou no início de 2024, liderado pela Superintendência de Qualidade e Melhoria Contínua de Processos (SUMEC), com a produção de documentos, políticas e manuais internos. A equipe da UPA de Ceilândia passou por treinamentos em todos os setores envolvidos na auditoria, consolidando práticas que servirão de modelo para as outras UPAs do IgesDF em 2025, conforme o planejamento estratégico do instituto.

O objetivo do IgesDF é expandir a acreditação para as demais UPAs, estabelecendo o compromisso da instituição com a melhoria contínua no atendimento e a segurança dos pacientes. A experiência pioneira em Ceilândia será o alicerce para esse avanço, reforçando o papel do IgesDF como referência em gestão de saúde no Brasil.

*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Senador quer assinatura presencial para proteger idosos em empréstimos

    Senador quer assinatura presencial para proteger idosos em empréstimos

    Parlamentar defende obrigatoriedade de assinatura presencial em contratos de crédito consignado firmados por idosos O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu nesta segunda-feira (12/5), durante pronunciamento na Câmara dos Deputados, a aprovação do Projeto de Lei (PL 74/2023), de sua autoria, que torna obrigatória a assinatura presencial em contratos de crédito consignado firmados por idosos, aposentados…


  • CPMI “Roubo dos Aposentados”: pedido de criação é apresentado

    CPMI “Roubo dos Aposentados”: pedido de criação é apresentado

    Com apoio expressivo, proposta liderada pela senadora Damares Alves e a deputada federal Coronel Fernanda, busca apurar esquema que desviou R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024 e recebeu o nome de CPMI do Roubo dos Aposentados Um grupo de parlamentares protocolou, nesta segunda-feira (12/5), um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de…


  • País mata ao menos 60 jovens a cada dia, mostra Atlas da Violência

    País mata ao menos 60 jovens a cada dia, mostra Atlas da Violência

    Quase 22 mil indivíduos, entre 15 e 29 anos, foram mortos em 2023 Apesar da redução nos índices de homicídios no Brasil, nos últimos 10 anos, os jovens continuam sendo os mais vulneráveis à violência. Em 2023, 21.856 indivíduos entre 15 e 29 anos foram assassinados — uma média de 60 por dia. Quase metade dos crimes…


Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
DF

Semana S tem shows e serviços de saúde, nutrição e beleza neste sábado (17) no DF; veja como participar

A Semana S do Comércio traz shows de Solange Almeida, Ju Marques, Isa Buzzi...

DF

Índice de Gini: DF tem maior concentração de renda do país, diz IBGE

Mesmo com o maior rendimento médio mensal real domiciliar per capita do...

DF

TCDF: obras públicas do DF serão fiscalizadas com imagens de satélite

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) firmou uma parceria com...

DF

Arquitetos do DF avaliam doação do acervo do Lucio Costa para Portugal

A família deLucio Costa, um dos responsáveis pela construção de Brasília, doou o...