O Metrô do Distrito Federal pode ganhar uma nova linha que ligaria as regiões do Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à Rodoviária do Plano Piloto e Esplanada dos Ministérios.
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) publicou no Diário Oficial (DODF), de 12 de dezembro, um aviso de licitação para contratação de serviços especializados para a elaboração de estudos de viabilidade para a implantação da chamada linha 2. As empresas podem apresentar propostas para a execução de Estudos Preliminares (Funcional e de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA) até 25 de fevereiro.
Após o processo de licitação e a assinatura do contrato, a empresa vencedora tem 13 meses para apresentar o resultado dos estudos. De acordo com o Metrô, os estudos devem:
- 🚇Estabelecer o traçado do empreendimento;
- 🚇Estabelecer a tecnologia do material rodante do empreendimento;
- 🚇Explorar alternativas físico-funcionais à implantação desse traçado;
- 🚇Selecionar e detalhar a melhor alternativa físico-funcional para o empreendimento;
- 🚇Analisar a integração com a rede de transporte público de passageiros do Distrito Federal, com base no Plano de Desenvolvimento do Transporte sobre Trilhos do Distrito Federal (PDTT-DF) e no Plano de Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal (PDTU-DF);
- 🚇Analisar a viabilidade técnica, econômica, social e ambiental da alternativa físico-funcional escolhida para o empreendimento.
“Somente após a finalização dos estudos, será possível saber a viabilidade do empreendimento”, diz o Metrô-DF.
O valor estimado da contratação é sigiloso de acordo com o art. 34 da Lei nº 13.303/2016 e art. 42 do Regulamento Interno de Licitações e Contratos do Metrô-DF.
Linha 1
Segundo o Metrô-DF, a expansão da linha 1 está mais adiantada. O processo de licitação para a expansão de Samambaia já foi concluído: o contrato, assinado, e a empresa está elaborando os projetos executivos. O início das obras está previsto para o primeiro bimestre de 2025.
👉No trecho de Samambaia, a expansão será de 3,6 km, a partir do atual Terminal Samambaia. No trajeto, serão construídas duas estações,, nas proximidades da UPA e do Centro Olímpico.
👉A expansão de 2,3 quilômetros do trecho Ceilândia aguarda a autorização do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para a republicação do edital licitatório. No percurso, terão duas novas estações, cruzando Ceilândia até próximo à BR-070, na saída para Águas Lindas de Goiás (GO).
Com informações do G1-DF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui
Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) oferece cursos gratuitos em tecnologias assistivas com início em maio Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Os cursos, com carga horária total de 200 horas/aula,…
Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília
Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…
Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela
O governo da Colômbia declarou emergência sanitária por febre amarela. De acordo com o ministro da Saúde do país, Guillermo Afonso Jaramillo, os casos da doença vem sendo registrados na região desde setembro do ano passado. Ao longo deste ano, segundo ele, apesar dos esforços para conter as infecções, o cenário se agravou. “Ao todo,…
Deixe um comentário