Ir para o conteúdo
Casa Arte “Ainda estou aqui”: um grito contra a ditadura no palco do Oscar
Arte

“Ainda estou aqui”: um grito contra a ditadura no palco do Oscar

Compartilhar
Compartilhar

O Brasil vive um clima de Copa do Mundo. E não é à toa: presenciamos, sim, um momento histórico. A indicação de Ainda estou aqui em três categorias do Oscar — melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz para Fernanda Torres — é mais um belo capítulo do cinema nacional, relegado a um segundo plano em muitos dos nossos governos.

A conquista de Ainda estou aqui — ou I’m still here, em inglês — é mais do que artística. É a oportunidade de mostrar ao mundo, na maior celebração da sétima arte em todo o globo, uma parte dolorosa da nossa história: os anos de chumbo entre 1964 e 1985. Um período que precisa ser sempre lembrado, contado e recontado aos nossos descendentes para que nunca mais volte a ocorrer.

Ao expor os abusos cometidos durante a ditadura, sem ser explícito politicamente, Ainda estou aqui nos convida a valorizar os avanços democráticos conquistados com tanto sacrifício. Narrar os horrores praticados pelos militares a partir de personagens reais é um tributo às vozes que resistiram à opressão e construíram nossa liberdade, como Eunice Paiva, uma mãe de cinco filhos que lutou por décadas para que o Estado brasileiro reconhecesse a morte do marido, o engenheiro e ex-deputado Rubens Paiva.

Valorizar o feito de Ainda estou aqui é tão importante quanto deixar o pachequismo de lado, afinal, o longa de Walter Salles entra como azarão na categoria principal, que tem fortíssimos concorrentes como O brutalista e Conclave. Mas, ao mesmo tempo, é possível sonhar em melhor filme internacional, que tem o drama musical francês Emilia Pérez como favorito, e melhor atriz, em que Fernanda Torres tem uma grande rival: Demi Moore está espetacular em Substância, um terror de ficção científica que choca e nos faz refletir sobre o culto à beleza, a todo custo.

A entrega do Oscar ocorrerá em 2025 em uma das datas mais populares do nosso calendário: o domingo de carnaval. A transmissão do tradicional desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí vai dividir a audiência na televisão e nas redes sociais com a premiação da Academia de Artes Cênicas e Cinematográficas. 

Ganhar ou não é o que menos importa a partir de agora. O reconhecimento internacional de Ainda estou aqui recoloca o cinema brasileiro em um patamar de protagonismo que merece. Além de valer como um importante recado aos nossos governantes: a cultura é, sim, ferramenta de transformação social. 

O mundo assiste. E o Brasil conta a sua história.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

    Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

    Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias em homenagem ao Papa Francisco. Por meio de nota, o presidente destacou o legado do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio e lamentou profundamente a perda de uma…

  • Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) oferece cursos gratuitos em tecnologias assistivas com início em maio Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Os cursos, com carga horária total de 200 horas/aula,…

  • Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília

    Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília

    Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Museu Nacional da República recebe exposição que exalta as lutas e conquistas das mulheres

A exposição Mulheres Artistas: Acervo em Expansão será inaugurada nesta quinta-feira (3), às 19h,...

Como Fernanda Torres fez o mundo virar os olhos para o cinema brasileiro

Em um dos posts mais recentes do perfil oficial no Instagram, no...

Museu de Arte de Brasília tem programação especial gratuita para crianças em fevereiro

O Museu de Arte de Brasília (MAB), por meio de seu Programa...

Festival Horizonte 2025 abre inscrições para contadores de histórias

Estão abertas, até o dia 12 deste mês, as inscrições para quem...