Ir para o conteúdo
Casa Dengue Alunos do Gama produzem repelente para espantar o mosquito da dengue
Dengue

Alunos do Gama produzem repelente para espantar o mosquito da dengue

Compartilhar
Compartilhar

Projeto feito por alunos do CED 08 do Gama utiliza utensilhos caseiros como panela de pressão e cuscuzeira na produção do repelente feito a base de citronela que eles mesmos plantaram na horta da escola

Um grupo formado por sete alunos do Centro Educacional (CED) 08 do Gama uniu força e conhecimento para desenvolver um projeto de produção de óleo de citronela com o objetivo de reduzir os casos e os focos de dengue na região. A ideia surgiu após uma saída de campo realizada pelo colégio, que revelou um número elevado de pessoas infectadas, entre moradores, professores e estudantes.

A direção da escola organizou um grupo de estudos para buscar soluções para a situação alarmante. O projeto foi iniciado não somente com o intuito de abordar a produção do óleo de citronela, mas também incluir ações de conscientização da população, como palestras e cursos para a comunidade escolar.

Os estudantes contam que estavam vendo muitos colegas e professores adoecendo por causa da dengue. Por isso decidiram desenvolver um repelente acessível, que qualquer pessoa pudesse replicar usando materiais simples

O projeto foi dividido em três etapas. Na fase pedagógica, os estudantes estudaram as propriedades da citronela e a sua função no combate do mosquito transmissor da dengue. Na etapa prática, o grupo revitalizou a horta da escola e plantou citronela, ação que resultou em uma redução expressiva de mosquitos nas salas de aula. Na etapa final, a equipe desenvolveu um método artesanal para a extração do óleo de citronela usando uma panela de pressão, cuscuzeira, peneira e mangueira.

Com o sucesso do trabalho, a equipe ficou em primeiro lugar na feira de ciências da escola e obteve vitórias nas etapas regional e distrital do Circuito de Ciências. Além disso, o grupo publicou um artigo científico detalhando o processo de produção, que chamou a atenção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Como reconhecimento da iniciativa, os alunos foram convidados a participar do projeto Pop Ciência, voltado à divulgação científica em instituições de ensino.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Goiás registra novo sorotipo da dengue e acende alerta para o DF

Segundo o governador Ronaldo Caiado, a doença causa problemas mais graves em...

DF tem redução de 95,4% nos casos de dengue em 2025 com relação a 2024

De acordo com a Secretaria de Saúde, a capital federal iniciou o...

Combate à dengue é reforçado com apoio dos conselhos comunitários de segurança

Representantes de diferentes RAs se reuniram com a DF Legal para discutir...

Casos de dengue caem 97% no Distrito Federal; veja ações do GDF de combate à doença para 2025

Auxílio da tecnologia e reforço na atuação de servidores nas ruas foram...