Ir para o conteúdo
Casa Investigação Ministério Público denuncia duas pessoas por incêndio criminoso em área de preservação ambiental no DF
Investigação

Ministério Público denuncia duas pessoas por incêndio criminoso em área de preservação ambiental no DF

Compartilhar
Compartilhar

Ministério Público Federal (MPF) denunciou duas pessoas por provocarem, de forma intencional, um incêndio na Área de Preservação Ambiental do Planalto Central, às margens da DF-290, perto do Engenho das Lages, em Brasília. O crime ocorreu em setembro de 2024 e causou uma piora nos níveis de poluição atmosférica (entenda abaixo).

📌 O incêndio queimou 380 hectares, sendo 220 de vegetação nativa do Cerrado.

📌A Área de Preservação Ambiental do Planalto Central é uma unidade conservação federal de uso sustentável, que possui área de 503 mil hectares de cerrado.

De acordo com a investigação, os suspeitos:

  • Estavam em um carro na rodovia DF-290, na Ponte Alta do Gama
  • Quando se aproximaram das margens da área de preservação, um deles desceu do carro e ateou fogo na vegetação
  • O homem voltou para o carro, onde o motorista esperava, e a dupla deixou o local

O autor da denúncia contra os dois suspeitos é o procurador da República Frederico Paiva, que pede o recebimento do relatório e a condenação dos denunciados, com valor mínimo de reparação pelos prejuízos. Agora, a denúncia aguarda o recebimento pela Justiça Federal do Distrito Federal.

Danos

Além da Área de Preservação Ambiental do Planalto Central, o incêndio atingiu áreas ocupadas por chácaras, residências e fazendas. Entre elas, a Fazenda Brasília Avestruz, a Fazenda São Jerônimo do Buritizinho e a plantação de café da Fazenda Buritizinho.

O crime, que ocorreu em uma das secas mais longas da história do DF, causou piora considerável nos níveis de poluição atmosférica, segundo o MPF.

Além disso, o incêndio causou transtornos para a comunidade local e de todo o DF por conta da grande quantidade de fumaça, como por exemplo: dificuldade para respirar, tosse seca, ardor nos olhos, no nariz e na garganta.

Com informações do G1-DF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Morte do papa Francisco: Ibaneis declara 7 dias de luto no DF

    Morte do papa Francisco: Ibaneis declara 7 dias de luto no DF

    Governador do Distrito Federal declara luto de 7 dias pela morte do Papa Francisco, ocorrida na manhã dessa segunda-feira (21/4) Em cerimônia na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na manhã dessa segunda-feira (21/4), autoridades lamentaram a morte do papa Francisco, ocorrida na manhã de hoje. O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou sete dias de…

  • Brasília celebra 65 anos com culto evangélico e show de Eli Soares

    Brasília celebra 65 anos com culto evangélico e show de Eli Soares

    Intercalada com o culto, a apresentação do cantor gospel Eli Soares na Esplanada emocionou o público logo nas primeiras horas do dia As comemorações pelos 65 anos de Brasília começaram nesta segunda-feira (21/4) com uma celebração evangélica que reuniu fiéis e líderes religiosos na Esplanada dos Ministérios. O momento de fé marcou o início das…

  • Vaticano divulga causa da morte do papa Francisco: “Quadro de saúde irreversível”

    Vaticano divulga causa da morte do papa Francisco: “Quadro de saúde irreversível”

    Papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21/4). O argentino foi o pontífice mais longevo das últimas sete décadas Em comunicado nesta segunda-feira (21/4), o Vaticano divulgou a causa da morte do papa Francisco. De acordo com o anúncio, o pontífice morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e “insuficiência cardíaca irreversível” após ter…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

PM tem 10 dias para explicar vídeo com gestos que remetem a Ku Klux Klan

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) abriu uma investigação para apurar...

Cartel dos anestesistas aterrorizava quem recusava esquema no DF

Uma ofensiva da Polícia Civil e o Ministério Público expôs os bastidores...

Daniel Donizet será relator da CPI do Rio Melchior na CLDF

O deputado distrital Daniel Donizet (foto em destaque) foi escolhido nesta quarta-feira...

Alvo do MP: desembargador participará de ato que celebra golpe de 1964

O evento “Rememoração do Movimento Democrático de 31 de Março de 1964”...