Ir para o conteúdo
Casa Goiás Política Governo Governo passa a divulgar agenda oficial de Janja após cobrança por transparência
Governo

Governo passa a divulgar agenda oficial de Janja após cobrança por transparência

Compartilhar
Compartilhar

A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, passará a ter sua agenda de compromissos oficiais divulgadas, após cobranças por maior transparência acerca dos eventos com sua participação.

Nesta terça-feira (4) foi feita em sua conta de Instagram a primeira divulgação da agenda de Janja, com o anúncio de sua participação no Encontro Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) marcado para as 18h.

Ela não tem a obrigação legal de divulgar diariamente uma agenda pública, como autoridades com cargo.

Mas essa é a primeira vez que uma primeira-dama despacha diariamente no Palácio do Planalto e participa de reuniões políticas de trabalho do Executivo.

Desde 2023 já existia a cobrança por uma maior transparência em torno de compromissos, participações e declarações de gastos da primeira-dama, cuja presença na agenda oficial do presidente Lula (PT) passou a se intensificar.

Naquele ano, a reportagem levantou via LAI (Lei de Acesso à Informação) que, no período de 1º de janeiro a 28 de junho, a primeira-dama teve 86 compromissos registrados, incluindo reuniões com ministros até encontro com parlamentares e influenciadores.

As omissões e sigilos acerca dos gastos do governo federal com viagens e demais gastos da primeira-dama também são alvo de críticas à gestão e criaram a demanda por uma declaração mais clara das despesas e compromissos.

Com informações do Jornal de Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Brasília será primeira cidade do Centro-Oeste com botão de emergência na Uber ligado ao 190

    Brasília será primeira cidade do Centro-Oeste com botão de emergência na Uber ligado ao 190

    O botão de segurança do aplicativo da Uber agora será integrado ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), com o objetivo de agilizar a resposta da Polícia Militar do DF (PMDF) em situações críticas. A iniciativa foi oficializada nesta quinta-feira (24), durante assinatura de Acordo…

  • Descontos ilegais de aposentados do INSS serão devolvidos, diz governo

    Descontos ilegais de aposentados do INSS serão devolvidos, diz governo

    Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não terão mais descontos automáticos para entidades da sociedade civil, mesmo que tenham autorizado a retirada, disse nesta quinta-feira (24) o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho. Segundo ele, a devolução dos valores descontados neste mês ocorrerá na próxima folha…

  • Após decisão de Moraes, Fernando Collor de Mello é preso em Maceió

    Após decisão de Moraes, Fernando Collor de Mello é preso em Maceió

    O ex-presidente e ex-senador da República Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira (25/4) em Maceió. A informação foi confirmada pelo advogado de Collor em nota enviada à imprensa nas primeiras horas da manhã de hoje. A defesa de Collor afirma que ele foi detido pela Polícia Federal no momento em que tentava embarcar…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Descontos ilegais de aposentados do INSS serão devolvidos, diz governo

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não...

Comitiva de Lula para funeral do papa terá mais parlamentares que ministros

O presidente Lula (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja,...

Presidente do INSS é exonerado após suspeita de fraudes 

A exoneração do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto,...

Lula aceita indicação e presidente da Telebras vai assumir Comunicações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou a nova indicação do...