Aos 35 anos, William Silva Placides realizou o sonho de se tornar diplomata. Até os 19, ele morou no Sol Nascente, periferia do Distrito Federal, onde viu de tudo: desde as enchentes até os casos de criminalidade. Mas, ele se recusou a não lutar por uma vida diferente (veja vídeo acima).
Depois de se graduar em relações internacionais, William fez a prova para ser diplomata seis vezes. Em cinco delas, chegou até a final. O concurso é considerado um dos mais difíceis e disputados do país.
O resultado que ele tanto esperava veio no fim do ano passado, quando o nome de William saiu na lista dos aprovados. A posse no Itamaraty foi em janeiro.
“Às vezes, a galera está na ‘quebrada’, está em uma situação de vulnerabilidade, fica descrente de si mesmo, acha que não consegue, que não merece tal coisa. O meu recado seria assim: acredite em seus sonhos, estuda forte, faz o seu que a hora vai chegar, vai acontecer”, diz William.
Como tudo começou
William é natural de Itapecerica da Serra, em São Paulo. Ele conta que veio com a mãe para Brasília em busca de melhores oportunidades.
“Minha mãe se separou e resolveu vir para Brasília buscar mais oportunidades para a gente porque realmente a máquina pública funciona melhor, tem mais serviços, mais acesso, né? Só que quando a gente chegou aqui, a gente foi parar lá no Sol Nascente”, lembra William.
Após muito estudo, em 2007, veio a primeira conquista de William com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Eu tive a grata surpresa de ter ficado em quarto lugar [entre os alunos] das escolas públicas do DF, o que deu uma nota que me dava acesso a basicamente qualquer curso. Acabei escolhendo relações internacionais”, diz o diplomata.
Quatro idiomas
Desde então, ele conheceu outras possibilidades de explorar o mundo. Estagiou na embaixada da Itália, onde conheceu de perto a profissão de diplomata. Mas, uma mudança temporária na carreira apareceu.
“Durante o período da universidade, eu passei no concurso para entrar para carreira de atividades penitenciárias, que hoje é a Polícia Penal de Brasília, onde eu passei 14 anos e meio. Casei, tive filhos”, conta William.
Ele diz que, à época, o concurso para o Itamaraty parecia algo muito distante. Mas, de 2017 para cá, ele não voltou a correr atrás do sonho. Atualmente, William está no Instituto Rio Branco (IRBr), academia que forma os diplomatas do Brasil.
Com informações do G1-DF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Feira do Produtor de Ceilândia completa 28 anos e se firma como um dos maiores centro de distribuição de alimentos do DF
No ano de 1997, quando a Feira do Produtor de Ceilândia foi instalada na região onde ela se encontra atualmente, dificilmente poderíamos imaginar que o espaço se tornaria em dos maiores centros de distribuição de alimentos do Distrito Federal. Com cerca de 154 mil metros quadrados, em uma área privilegiada, que conta com estacionamentos e…
INSS: acordos com 10 entidades foram assinados em gestões anteriores
A Previdência Social destacou que, das 11 entidades investigadas pela CGU, apenas uma teve acordo assinado em 2023, ou seja, no governo Lula O Ministério da Previdência Social (MPS), chefiado por Carlos Lupi, apresentou, nesta sexta-feira (25/4), nota oficial na qual destaca que, das 11 entidades investigadas pela Controladoria-Geral da União (CGU), apenas uma teve acordo assinado em…
Lula e autoridades brasileiras vão ao velório do Papa Francisco
O presidente, ministros e outras autoridades visitaram nesta sexta-feira (25/4) a Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde o corpo do pontífice está sendo velado O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve nesta sexta-feira (25/4) no velório do Papa Francisco no Vaticano. Ele viajou a Roma, na Itália, para participar das cerimônias fúnebres, principalmente do…
Deixe um comentário