Após os Estados Unidos e a Argentina anunciarem que deixaram de participar da Organização Mundial de Saúde (OMS), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que se Jair Bolsonaro ainda fosse presidente o Brasil também deixaria de participar da Agência das Nações Unidas de saúde global.
A declaração foi feita através de uma publicação nas redes sociais. Na noite desta quarta-feira (5/2) Eduardo Bolsonaro compartilhou o comunicado que anuncia a saída da Argentina, publicado por Javier Milei, presidente da Argetina e comentou “Se @jairbolsonaro fosse presidente do Brasil sairia também. Bolsonaro sempre esteve certo.” A publicação foi repostada na página de Jair Bolsonaro no X.
Nos comentários, alguns internautas questionam a razão do ex-presidente Jair Bolsonaro não ter deixado o mecanismo global de saúde no período em que era chefe do Executivo.
A debandada de países de direita da cúpula da Organização Mundial da Saúde começou com o anúncio de Donald Trump de deixar o grupo. O presidente americano afirma que a OMS fez uma má gestão da crise sanitária provocada pela covid19 e apontou outros problemas de saúde global. O diretor da OMS, Tedros Adhanon pediu que países e parlamantares pressionassem o presidente americano a voltar atrás, mas até o momento não houve qualquer sinalização nesse sentido.
Alguns dias após a decisão de Trump, a Argentina também anunciou que deixará a OMS. No comunicado, Milei seguiu o entendimento do presidente dos Estados Unidos e disse que a Organização falhou na resposta à crise sanitária da covid por orientar quarentena, o que gerou a ‘maior catástrofe econômica da história mundial’, e ainda assim provocou 130 mil mortes.
Durante a pandemia, o Brasil adquiriu mais de 9 milhões de doses de vacina contra contra a covid19 com o auxílio da OMS a partir de um consórcio de países do qual o Brasil era membro. Na época, a quantidade de vacinas produzidas a nível global era escassa e os países que faziam parte do consórcio tinham maior facilidade para adquirir e receber os imunizantes.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Morte do papa Francisco: Ibaneis declara 7 dias de luto no DF
Governador do Distrito Federal declara luto de 7 dias pela morte do Papa Francisco, ocorrida na manhã dessa segunda-feira (21/4) Em cerimônia na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na manhã dessa segunda-feira (21/4), autoridades lamentaram a morte do papa Francisco, ocorrida na manhã de hoje. O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou sete dias de…
Brasília celebra 65 anos com culto evangélico e show de Eli Soares
Intercalada com o culto, a apresentação do cantor gospel Eli Soares na Esplanada emocionou o público logo nas primeiras horas do dia As comemorações pelos 65 anos de Brasília começaram nesta segunda-feira (21/4) com uma celebração evangélica que reuniu fiéis e líderes religiosos na Esplanada dos Ministérios. O momento de fé marcou o início das…
Vaticano divulga causa da morte do papa Francisco: “Quadro de saúde irreversível”
Papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21/4). O argentino foi o pontífice mais longevo das últimas sete décadas Em comunicado nesta segunda-feira (21/4), o Vaticano divulgou a causa da morte do papa Francisco. De acordo com o anúncio, o pontífice morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e “insuficiência cardíaca irreversível” após ter…
Deixe um comentário