O Museu de Arte de Brasília (MAB), por meio de seu Programa Educativo, lançou uma programação especial para o mês de fevereiro, com atividades para crianças que vão de oficinas de fotografia a bailinho de carnaval. As ações, que ocorrem nos fins de semana, são gratuitas e contam com aporte do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
“Aqui no MAB, a nossa programação está sempre conversando com acervo e também com as exposições temporárias. De fevereiro a maio a gente está recebendo a Brasília Photo Show, que é uma exposição incrível, cheia de conteúdo interessante, e a gente faz a programação tanto para as escolas quanto para público espontâneo no fim de semana. As escolas realizam oficinas durante as visitas que eles fazem aqui no museu e, para o público espontâneo, nós temos atividades como a contação de histórias, que é para crianças mais jovens. Durante a tarde [às 14h30], a gente tem as visitas mediadas ao acervo, tem visitas bilíngues em inglês, e a gente também tem as oficinas como câmara escura e oficina de colagem”, explicou a coordenadora pedagógica do MAB Educativo, Isabela Formiga.
Ela ainda reforçou a importância do aporte do FAC para a execução do projeto. “O apoio do FAC é importantíssimo, sem ele a gente não conseguiria estar aqui fazendo esse projeto tão bonito. As oficinas exigem uma demanda de verba para que a gente possa comprar esses materiais, executar o treinamento dos mediadores. É muito importante”, disse Isabela, acrescentando o convite: “A gente convida todo mundo a vir”.
Na manhã deste domingo (9), pais e crianças acompanharam uma apresentação de teatro de luz e sombra. “A gente tem um contato muito grande com a arte, eu gosto muito de arte, essa é minha área de estudo, de pesquisa, e na escola ela está vendo sombras e luz agora nesse início de ano. Aí a gente achou que seria uma oportunidade de juntar as duas coisas: a arte, que é uma coisa muito importante para a nossa família, e o que ela está estudando na escola”, contou a psicóloga Aline Farias, que levou a filha, Cora Linda, de 5 anos, para a apresentação. “Concretiza o que ela está aprendendo, traz de uma forma prática para ela introjetar isso no conhecimento e não esquecer mais”, emendou o pai, o servidor público Saulo Pereira.
Já Ana Claudia Reis avaliou que “qualquer estímulo à sensibilidade artística é uma possibilidade de linguagem” para a filha, Mariana Reis, 3. “Hoje com tanta imagem de celular, eu acho que é uma alternativa para vivenciar no corpo a arte.” A terapeuta ocupacional também exaltou as novas instalações do MAB: “Há muito tempo que eu não vinha, não tinha vindo ainda depois que ele reformou e fiquei super feliz de estar deste tamanho. Estou impressionada com o acervo e estou feliz demais”.
Após ter ficado fechado por 14 anos, o MAB foi reaberto no aniversário de Brasília em 2021. Localizado no Setor de Hotéis e Turismo Norte, entre a Concha Acústica e o Palácio da Alvorada, o espaço foi reformado por este Governo do Distrito Federal (GDF), que investiu R$ 9 milhões para recuperar e modernizar o equipamento público. Em 2024, o governo também incrementou a área ao redor do MAB, com a construção de novas calçadas, estacionamentos, paisagismo e uma praça, com investimento de R$ 8 milhões.
Confira a programação completa:
8 a 16 de fevereiro
Sextas-feiras
16h30 – Oficina de Jogos na Brasília Photo Show (a partir de 6 anos) – 10 vagas
Sábados
10h30 – Contação de Histórias para bebês (a partir de 18 meses a 3 anos) – 10 vagas
14h – Mediação em Inglês na Exposição Brasília Photo Show
15h – Mediação com Jogos na Exposição Brasília Photo Show (dia 8/2 com intérprete de LIBRAS)
16h30 – Oficina de Colagem Fotográfica (a partir de 6 anos) – 12 vagas
Domingos
10h30 – Teatro de Luz e Sombra para crianças (a partir de 3 anos) – 10 vagas
15h – Mediação Patrimonial com Jogos
16h30 – Oficina de Câmara Escura (a partir de 8 anos) – 12 vagas
Programação especial de Carnaval (22 e 23 de fevereiro)
Sábado
10h30 – Contação de Histórias para bebês (de 18 meses a 3 anos) – 10 vagas
15h – Mediação especial de Carnaval na Brasília Photo Show
16h – Oficina de Máscaras de Carnaval e Bailinho de Carnaval no MAB (a partir de 6 anos) – 12 vagas
Domingo
10h30 – Teatro de Luz e Sombras para crianças (a partir de 3 anos) – 10 vagas
15h – Mediação Patrimonial com Jogos
16h – Oficina de Estandarte e Cortejo de Carnaval no MAB (a partir de 4 anos) – 12 vagas
Com informações da Agência Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Morte do papa Francisco: Ibaneis declara 7 dias de luto no DF
Governador do Distrito Federal declara luto de 7 dias pela morte do Papa Francisco, ocorrida na manhã dessa segunda-feira (21/4) Em cerimônia na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na manhã dessa segunda-feira (21/4), autoridades lamentaram a morte do papa Francisco, ocorrida na manhã de hoje. O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou sete dias de…
Brasília celebra 65 anos com culto evangélico e show de Eli Soares
Intercalada com o culto, a apresentação do cantor gospel Eli Soares na Esplanada emocionou o público logo nas primeiras horas do dia As comemorações pelos 65 anos de Brasília começaram nesta segunda-feira (21/4) com uma celebração evangélica que reuniu fiéis e líderes religiosos na Esplanada dos Ministérios. O momento de fé marcou o início das…
Vaticano divulga causa da morte do papa Francisco: “Quadro de saúde irreversível”
Papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21/4). O argentino foi o pontífice mais longevo das últimas sete décadas Em comunicado nesta segunda-feira (21/4), o Vaticano divulgou a causa da morte do papa Francisco. De acordo com o anúncio, o pontífice morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e “insuficiência cardíaca irreversível” após ter…
Deixe um comentário