Ir para o conteúdo
Casa Cultura Festival folclórico oferece oficinas gratuitas de produção de figurinos e danças típicas
Cultura

Festival folclórico oferece oficinas gratuitas de produção de figurinos e danças típicas

Compartilhar
Compartilhar

Como preparação para o 31º Festival Folclórico do Pellinsky, a ONG Adhas oferece oficinas culturais voltadas à produção de indumentárias e de danças tradicionais do folclore brasileiro, como boi-bumbá e carimbó. As aulas de confecção dos figurinos que serão usados no evento começaram em 13 de janeiro e seguem até o dia 14 deste mês. Já os encontros para técnicas de dança iniciam em 15 de fevereiro.

Tradicional no DF, o festival tem mais de 30 anos de história e visa, sobretudo, preservar e promover a cultura brasileira, reunindo grupos folclóricos de todo o país. Neste ano, pela primeira vez, o Governo do Distrito Federal (GDF) está apoiando a celebração, com investimento na ordem de R$ 300 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado distrital Daniel Donizet.

A festa está marcada para o dia 26 de abril, no Clube AABB, no Setor de Clubes Esportivos Sul. O tema principal será raízes do Brasil, com enfoque nos biomas nacionais e as riquezas culturais de cada região do país. Cerca de 150 dançarinos participarão das apresentações, que prometem atrair cerca de 5 mil pessoas. Informações sobre os ingressos serão divulgadas no perfil da ONG Adhas no Instagram.

O fundador do Grupo Pellinsky e coordenador-geral das oficinas, Andreoni Cavalcanti, afirma que o público terá uma experiência visual e sonora, com apresentações que refletem a diversidade do folclore brasileiro. “Serão cerca de 300 figurinos em todo o festival, mostrando a riqueza cultural do nosso país, e elementos de outros países também, como a cultura portuguesa e africana”, afirma.

“Uma das partes mais bonitas que vamos contar neste show é a história da cunhã-poranga, índia guerreira, deusa Tupinambá, protetora da fauna da flora amazônica, a mais bonita da tribo. Ela entrará no palco em cima de um carro, que está sendo produzido em Ceilândia, cheio de animais da floresta, representando exatamente a proteção da fauna e da flora. No centro, vai se encontrar com a tribo indígena e haverá uma apresentação de dança. Será lindo”, garante Cavalcanti.

Capacitação cultural

A oficina de indumentárias reúne desde costureiros e artesãos a jovens e adolescentes que não têm experiência na confecção de vestuário. O workshop ocorre de segunda a sexta-feira, e totaliza 30 participantes. “Com essa capacitação, conseguimos formar nova mão de obra para os próximos festivais e outros carnavais. Nossos alunos saem especializados, tendo criado as próprias peças, prontos para outros eventos”, frisa o coordenador da oficina, Ronney Cerutti.

“É um conhecimento que levamos para vida inteira. Estamos aprendendo sobre a cultura do nosso país e descobrindo a história por trás de cada peça, de cada detalhe, já que tudo é pensado para comemorar as nossas tradições da melhor maneira”, afirma uma das participantes da oficina de confecção, a estudante Julia Montalvão, 15 anos. “Cada roupa mostra a personalidade dos personagens. A roupa da cunhã-poranga, por exemplo, é diferente da roupa da rainha. Uma é mais tribal, com mais bravura, e a outra não.”

As aulas de danças populares serão aos sábados e domingos, das 14h às 18h, a partir do dia 15 de fevereiro até 26 de abril. Podem participar jovens e adultos de até 34 anos. Os encontros serão no Centro de Ensino Médio (CEM) Integrado do Cruzeiro, no Cruzeiro Velho. Os alunos vão aprender boi-bumbá do Amazonas, carimbó, dança africana, dança indiana, jazz e samba de gafieira. As inscrições são gratuitas; basta entrar em contato pelo número (61) 992787806. Acesse mais informações no Instagram do grupo.

Tradição brasiliense

Original do Cruzeiro, o Grupo Pellinsky oferece atividades culturais para escolas públicas. Foi durante uma apresentação para estudantes que a professora aposentada Iguaciane Campos, 62, conheceu o grupo. “É fundamental mostrar as nossas raízes aos alunos, mostrar a nossa cara mesmo, ainda mais com o bombardeio da cultura que vem de fora”, afirma ela, que também participa da oficina de confecção de figurinos. “O show desse ano vai ser incrível, desde as coreografias ao cenário e as indumentárias, que estamos trabalhando desde o ano passado”.

Iguaciane foi quem escreveu a história do Boi Refletido, personagem idealizado pelo Grupo Pellinsky, em 2008, com inspiração no Festival de Parintins. A representação homenageia o Cerrado brasiliense, sendo confeccionado em lata, em homenagem aos catadores e recicladores da capital federal, e estará presente na edição deste ano. “Estava um dia o Caprichoso e o Garantido dançando e, de repente, os dois cruzam os olhares. Se encarando, os dois levantam as ventas, se preparam, e correm rumo ao outro, causando um choque, uma explosão de luzes em que surge o Refletido”, conclui.

31º Festival Folclórico do Pellinsky

• Data: 26 de abril
• Local: Clube AABB – Setor de Clubes Esportivos Sul, Brasília
• Informações sobre os ingressos serão divulgados no Instagram do grupo

Oficinas de dança

• Data: de 15 de fevereiro a 26 de abril, aos sábados e domingos
• Horário: das 14h às 18h
• Local: CEM Integrado do Cruzeiro
• Inscrições pelo telefone (61) 99278-7806

Com informações da Agência Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

    Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

    Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias em homenagem ao Papa Francisco. Por meio de nota, o presidente destacou o legado do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio e lamentou profundamente a perda de uma…

  • Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) oferece cursos gratuitos em tecnologias assistivas com início em maio Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Os cursos, com carga horária total de 200 horas/aula,…

  • Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília

    Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília

    Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Seminário Saberes Inclusivos da Cultura Hip-Hop promove acessibilidade e representatividade nas periferias

Evento gratuito e acessível lança documentário inédito e debate o papel do...

Os comércios que contam a história da capital

Nos sabores, nas vitrines e no cheiro de fogão a lenha queimando,...

Festival que destaca empreendedorismo de mulheres será realizado neste sábado (5) em Ceilândia

Evento reúne atividades de formação e apresentações culturais a partir das 9h...

Conselheiros regionais de cultura recebem certificação nesta quarta (19), no Teatro Nacional

Nesta quarta-feira (19), às 20h, o Teatro Nacional será palco da cerimônia...