Futura ministra da articulação política e agora ex-presidente do PT, Gleisi Hoffmann prometeu cuidar do partido “de dentro do governo”. Ela assumirá a Secretaria de Relações Institucionais na segunda-feira (10), no lugar de Alexandre Padilha.
Nesta sexta (7), a tendência CNB (Construindo um Novo Brasil), maior força interna do partido, indicou o nome do senador Humberto Costa (PE) para sucedê-la interinamente. Em uma reunião marcada por elogios a Gleisi, ela se despediu afirmando que deixa o PT, mas o PT não sai dela.
Com a voz embargada, disse que a presidência do partido foi a tarefa mais importante de sua vida.
Afirmou que sentirá saudade.
Ainda segundo relatos, Gleisi disse também que o partido compõe a base governista, mas não é o governo Lula. Ela ressaltou a importância da aliança de partidos em torno do governo.
Gleisi elogiou Lula, afirmando até que ele representa o empoderamento das mulheres na política. Além dela mesma, citou a ex-presidente Dilma Rousseff como exemplo dessa valorização. Ela também reconheceu a necessidade de reversão dos índices de popularidade do presidente.
O anúncio de Gleisi recebeu crítica de dirigentes do centrão, interessados em assumir a execução de emendas parlamentares e queixosos de um estreitamento do governo à esquerda.
O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, disse que o presidente vive seu pior momento no terceiro governo e precisa ouvir mais os partidos aliados.
A crítica ocorre em meio às negociações da reforma ministerial, em que os aliados reivindicam maior espaço no governo. Até agora, Lula contemplou apenas o PT.
A CNB definiu na quinta (6) à noite que Humberto Costa assumirá a presidência interina do partido a partir da próxima semana, em mandato tampão até o início de julho, quando ocorre eleição para escolher quem comandará a legenda.
A escolha será submetida ao diretório nacional do PT no prazo de 60 dias, por determinação do estatuto do partido.
O parlamentar terá a missão de conduzir o processo sucessório. No ano passado, ele coordenou o grupo de trabalho eleitoral do partido na campanha municipal pelo país.
Para a presidência efetiva do partido, o nome forte é o do candidato de Lula, o ex-ministro e ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva. Mesmo sendo o escolhido do principal líder do partido, Edinho enfrenta resistências dentro da CNB.
Com a definição de Lula sobre a pasta da articulação política, Gleisi é obrigada a deixar a presidência do PT porque o estatuto do partido proíbe a participação na direção partidária de pessoas em cargos executivos, o que inclui ministros. Ela estava à frente da sigla desde 2017.
A escolha dela para ministra gerou incômodo entre partidos do centrão e ministros do PT antes mesmo de ser anunciada, e sua confirmação reforçou a desconfiança nesses grupos sobre como será o seu papel.
De perfil combativo e crítico, Gleisi já travou embates com legendas não só da oposição, como da base aliada, assim como com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
Segundo interlocutores, o presidente tem se queixado de falta de disputa política na relação com o Congresso Nacional. Nas conversas sobre a sucessão na pasta, Lula disse que deve a Gleisi a oportunidade para mostrar sua capacidade de articulação.
O presidente afirmou ainda que a opção por ela no ministério seria um reconhecimento ao seu trabalho no comando do PT. A SRI é responsável pela relação do Executivo com o Legislativo e com empresários, por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável.
Com informações do Jornal de Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Fumaça preta surge e conclave não elege papa em 1ª votação
Cardeais seguem reunidos na Capela Sistina em processo que exige maioria qualificada para escolha do sucessor de Francisco A primeira rodada de votação do conclave para escolha do próximo papa, realizada nesta quarta-feira (7/5), terminou sem ninguém eleito. Como prevê a tradição, a fumaça preta que saiu pela chaminé da Capela Sistina indicou que nenhum dos 133…
GDF investe em ações para reforçar atendimento de crianças com doenças respiratórias
Além da aquisição inédita do medicamento Nirsevimabe, SES-DF também contratou mais médicos neonatologistas e novas UTIs pediátricas Para garantir um atendimento mais eficiente às crianças durante o período de aumento de doenças respiratórias, o Governo do Distrito Federal (GDF) está investindo em ações pioneiras, como a contratação de unidades de terapia intensiva (UTI) e a…
Virginia prestará depoimento à CPI das Bets na próxima semana
Influenciadora será ouvida como testemunha por comissão do Senado que investiga irregularidades no setor de apostas on-line após pedido da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) A influenciadora digital Virginia Fonseca deve prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets, na próxima terça-feira (13/5), às 11h. Ela será ouvida na condição de testemunha, em sessão marcada…
Deixe um comentário