O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ampliar o foro por prerrogativa de função, nome técnico do foro privilegiado para deputados federais e senadores.
Por 7 votos a 4, a Corte seguiu voto do relator, ministro Gilmar Mendes, para fixar que o processo de um político pode continuar na Corte mesmo após o fim do mandato.
Pelo entendimento, o foro privilegiado de um político fica mantido no STF se o crime tiver sido cometido durante o exercício da função de parlamentar. Essa é a regra válida atualmente. No caso de renúncia, não reeleição ou cassação, o processo será mantido na Corte.
Acompanharam o relator na votação virtual finalizada hoje os ministros Dias Toffoli, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luís Roberto Barroso e Nunes Marques.
André Mendonça, Edson Fachin, Cármen Lúcia e Luiz Fux votaram contra a ampliação do foro.
Um habeas corpus protocolado pela defesa do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) motivou o julgamento sobre o foro.
O parlamentar é acusado de “rachadinha”, por ser suspeito de exigir parte do salário de funcionários de seu gabinete, em 2013, quando ele era deputado federal. Ao longo do tempo, o político foi eleito vice-governador do Pará e senador, e o processo foi transferido entre as instâncias da Justiça. Com a decisão de hoje, o processo vai permanecer no STF.
Com informações da Agência Brasil
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Oposição vai protocolar CPMI do INSS nesta terça-feira (6/5)
Comissão seria mista com deputados e senadores; objetivo é driblar dificuldades da CPI já apresentada na Câmara Sem perspectiva para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do roubo dos aposentados na Câmara, a oposição conseguiu, nesta segunda-feira (5/5), as assinaturas necessárias para pedir uma outra CPI sobre o assunto, mas com a participação de…
Planalto discute ressarcimento de aposentados vítimas de fraude no INSS
A Casa Civil realizou uma reunião nesta segunda-feira (5/5) para debater o plano de ressarcimento para os aposentados do INSS que foram afetados por descontos ilegais. A medida está sendo formulada pelo instituto e pela Advocacia-Geral da União (AGU), mas precisará do aval da Presidência da República. Participaram do encontro o ministro da Casa Civil, Rui Costa,…
TCU autoriza concurso com dezenas de vagas para Brasília
Autorização prevê vagas para os cargo de técnico federal de controle externo e para auditor federal de controle externo O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou nesta segunda-feira (5/5) a autorização para realização de um novo concurso público em 2025. Ao todo, serão ofertadas 60 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva. A informação foi divulgada…
Deixe um comentário