Ir para o conteúdo
Casa Justiça STF amplia foro privilegiado na Corte para após fim do mandato do réu
Justiça

STF amplia foro privilegiado na Corte para após fim do mandato do réu

Compartilhar
Compartilhar

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ampliar o foro por prerrogativa de função, nome técnico do foro privilegiado para deputados federais e senadores.

Por 7 votos a 4, a Corte seguiu voto do relator, ministro Gilmar Mendes, para fixar que o processo de um político pode continuar na Corte mesmo após o fim do mandato.

Pelo entendimento, o foro privilegiado de um político fica mantido no STF se o crime tiver sido cometido durante o exercício da função de parlamentar. Essa é a regra válida atualmente. No caso de renúncia, não reeleição ou cassação, o processo será mantido na Corte.

Acompanharam o relator na votação virtual finalizada hoje os ministros Dias Toffoli, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luís Roberto Barroso e Nunes Marques.

André Mendonça, Edson Fachin, Cármen Lúcia e Luiz Fux votaram contra a ampliação do foro.

Um habeas corpus protocolado pela defesa do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) motivou o julgamento sobre o foro.

O parlamentar é acusado de “rachadinha”, por ser suspeito de exigir parte do salário de funcionários de seu gabinete, em 2013, quando ele era deputado federal.  Ao longo do tempo, o político foi eleito vice-governador do Pará e senador, e o processo foi transferido entre as instâncias da Justiça. Com a decisão de hoje, o processo vai permanecer no STF. 

Com informações da Agência Brasil

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Oposição vai protocolar CPMI do INSS nesta terça-feira (6/5)

    Oposição vai protocolar CPMI do INSS nesta terça-feira (6/5)

    Comissão seria mista com deputados e senadores; objetivo é driblar dificuldades da CPI já apresentada na Câmara Sem perspectiva para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do roubo dos aposentados na Câmara, a oposição conseguiu, nesta segunda-feira (5/5), as assinaturas necessárias para pedir uma outra CPI sobre o assunto, mas com a participação de…

  • Planalto discute ressarcimento de aposentados vítimas de fraude no INSS

    Planalto discute ressarcimento de aposentados vítimas de fraude no INSS

    A Casa Civil realizou uma reunião nesta segunda-feira (5/5) para debater o plano de ressarcimento para os aposentados do INSS que foram afetados por descontos ilegais. A medida está sendo formulada pelo instituto e pela Advocacia-Geral da União (AGU), mas precisará do aval da Presidência da República. Participaram do encontro o ministro da Casa Civil, Rui Costa,…

  • TCU autoriza concurso com dezenas de vagas para Brasília

    TCU autoriza concurso com dezenas de vagas para Brasília

    Autorização prevê vagas para os cargo de técnico federal de controle externo e para auditor federal de controle externo O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou nesta segunda-feira (5/5) a autorização para realização de um novo concurso público em 2025. Ao todo, serão ofertadas 60 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva. A informação foi divulgada…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Moraes autoriza Collor a cumprir pena de 8 anos e 10 meses em casa

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta...

Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água

A 2ª Turma Cível manteve a condenação da Companhia de Água e...

TJDFT mantém indenização a adolescente ferido por tiro de policial militar

Por unanimidade, a 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito...

Após decisão de Moraes, Fernando Collor de Mello é preso em Maceió

O ex-presidente e ex-senador da República Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada...