Ir para o conteúdo
Casa Justiça Justiça determina internação compulsória de usuário de drogas no DF
Justiça

Justiça determina internação compulsória de usuário de drogas no DF

Compartilhar
A drug addict lights an improvised pipe in "Crackolandia", a place where drug addicts gather to smoke crack, in downtown Sao Paulo Brazil on January 11, 2013. AFP PHOTO/Yasuyoshi CHIBA
Compartilhar

Em decisão unânime, a 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a internação compulsória de pessoa com histórico crônico de uso de drogas.

Segundo a sentença de 2ª instância, o tratamento da pessoa com dependência química ocorrerá em instituição especializada e será pago pelo DF.

No processo, um familiar solicitou a internação imediata de parente com dependência química, devido ao uso frequente de substâncias ilícitas e ao quadro psiquiátrico grave.

Segundo o familiar, o dependente químico teria tido episódios de agressividade, inclusive com ameaças a membros da família e riscos à sua integridade física.

Outras tentativas de tratamento em regime ambulatorial foram insuficientes. O parente ressaltou a falta de recursos financeiros para custear uma internação particular.

Perigo concreto

Para a Turma, a necessidade de internação, voluntária ou compulsória, pressupõe perigo concreto, “como é o caso em que o paciente possui quadro crônico de uso de drogas e que necessita de internação urgente, em face de comportamento agressivo”.

Segundo os desembargadores, o direito à saúde está assegurado pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica do Distrito Federal.

O poder público deve fornecer tratamento adequado, principalmente quando o paciente não tem meios de arcar com os custos.

Internação e tratamento

Dessa forma, a Turma confirmou a internação compulsória em clínica psiquiátrica especializada, bem como assegurou que o paciente receba acompanhamento terapêutico e psiquiátrico pelo tempo que for necessário.

Contudo, a Justiça ressaltou que a família deve procurar soluções de médio e longo prazos assim que o paciente apresentar condições de alta.

Outro lado

Metrópoles entrou em contato com o GDF sobre o caso. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Núcleo 4 atuou para tentar manter Bolsonaro no poder, diz PGR

    Núcleo 4 atuou para tentar manter Bolsonaro no poder, diz PGR

    Grupo julgado pela Primeira Turma do STF nesta terça-feira (6/5) é apontado como o responsável por disseminar fake news contra as urnas Representando a Procuradoria-Geral da República (PGR) no julgamento do núcleo 4 da tentativa de golpe de Estado, a subprocuradora-geral da República Cláudia Sampaio Marques apontou, na manhã desta terça-feira (6/5), as reiteradas tentativas dos denunciados…

  • Mulheres com medida protetiva no DF terão acesso ao Passe Livre no transporte público 

    Mulheres com medida protetiva no DF terão acesso ao Passe Livre no transporte público 

    Medida foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha durante a inauguração do Centro de Referência da Mulher Brasileira no Recanto das Emas nesta terça-feira (6) Mulheres com medida protetiva e em situação de acolhimento terão direito ao Passe Livre no transporte público do Distrito Federal. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha durante a inauguração…

  • INSS fará devolução automática de descontos indevidos, diz presidente

    INSS fará devolução automática de descontos indevidos, diz presidente

    Presidente do INSS disse que os beneficiários afetados não precisarão enfrentar filas ou apresentar documentos Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos serão ressarcidos de forma automática. O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, disse, nesta terça-feira (6/5), que os beneficiários afetados não precisarão enfrentar filas ou apresentar documentos. A expectativa é…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lei que autoriza enfermeiros a prescrever remédio é inconstitucional

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) declarou...

Moraes autoriza Collor a cumprir pena de 8 anos e 10 meses em casa

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta...

Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água

A 2ª Turma Cível manteve a condenação da Companhia de Água e...

TJDFT mantém indenização a adolescente ferido por tiro de policial militar

Por unanimidade, a 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito...