Ir para o conteúdo
Casa Saúde Pública Faltam 1,8 mil enfermeiros na rede pública do DF, denuncia sindicato
Saúde Pública

Faltam 1,8 mil enfermeiros na rede pública do DF, denuncia sindicato

Compartilhar
Compartilhar

Faltam 1,8 mil enfermeiros na rede pública do Distrito Federal, denuncia o Sindicato dos Enfermeiros (SindEnfermeiro). O g1 teve acesso aos dados obtidos pelo sindicato através da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Segundo os representantes da categoria, o déficit compromete a qualidade da assistência à saúde e sobrecarrega os profissionais. Os servidores em falta teriam carga horária de 20h, o que resulta em mais de 35 mil horas de trabalho não cobertas na rede pública.

Os números da LAI obtidos pelo SindEnfermeiro foram levantados em 13 de dezembro de 2024 e divulgados nesta terça-feira (11). Eles reúnem informações da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP) da Secretaria de Saúde do DF.

Em nota, a pasta disse que, desde o último concurso, em 2022, 548 profissionais foram nomeados e 4.995 candidatos estão no cadastro reserva (veja íntegra ao final da reportagem).

O SindEnfermeiro diz que, atualmente, a rede pública conta com 4.312 profissionais, sendo:

  • Enfermeiros: 3.451
  • Enfermeiros de Família e Comunidade: 662
  • Enfermeiros obstetras: 173
  • Enfermeiros do trabalho: 26

Espera por nomeações

Para Jorge Henrique de Sousa, presidente do SindEnfermeiro, além de sobrecarregar os profissionais, a população que busca assistência também sofre com a superlotação e falta de atendimento.

“É uma pressão grande no sistema de saúde, a gente vê essa pressão nos profissionais”, diz Sousa.

De acordo com o presidente, a falta dos profissionais reflete um “déficit crônico”. Para ele, a solução seria a nomeação de mais enfermeiros.

🔎A Secretaria de Saúde do DF diz que o último concurso, feito em 2022 permanece válido até 2026, mas não informou sobre quando novos profissionais serão nomeados.

🔎O SindEnfermeiro diz que, segundo a Lei Orçamentária Anual (LOA), é esperada a nomeação de 800 enfermeiros em 2025.

O que diz a Secretaria de Saúde do DF

“A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informa que o concurso público realizado em 2022 ofereceu 101 vagas imediatas e formação de cadastro reserva. Desde então, a SES-DF já nomeou 548 candidatos aprovados para o cargo, conforme publicações no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A última nomeação ocorreu em 17 de dezembro de 2024.

Há 4.995 candidatos no cadastro reserva, sendo 4.976 aguardando convocação e 19 em final de fila, e o concurso permanece válido até 24 de setembro de 2026.”

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • CGU reage a vídeo de Nikolas sobre INSS: “Mentira para enganar o povo”

    CGU reage a vídeo de Nikolas sobre INSS: “Mentira para enganar o povo”

    Ministro da CGU fez pronunciamento nas redes em resposta ao vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre escândalo no INSS São Paulo — O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, publicou um vídeo nas redes sociais nesta quinta-feira (8/5) para rebater informações que têm sido divulgadas por políticos de oposição ao…

  • INSS bloqueia novos consignados para aposentados e pensionistas

    INSS bloqueia novos consignados para aposentados e pensionistas

    A medida do INSS segue determinação do TCU, que apresentou em 2024 medidas que visavam evitar fraudes relacionadas a descontos indevidos O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, determinou o bloqueio de novos descontos de empréstimo consignado para todos os segurados, independentemente da data de concessão do benefício. A medida foi publicada no…

  • Pessoas com deficiência podem ter direito ao auxílio-inclusão

    Pessoas com deficiência podem ter direito ao auxílio-inclusão

    O auxílio-inclusão é um benefício assistencial mantido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que é concedido para pessoas com deficiência que ingressam no mercado de trabalho e recebem até dois salários-mínimos. O benefício foi regulamentado pela Portaria Dirben/INSS nº 949 em 18 de novembro de 2021 e cumpre os requisitos estabelecidos pela Lei Brasileira…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Anvisa volta a interditar pasta dental da Colgate

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a interditar cautelarmente o creme...

Vacinação nas escolas do DF é intensificada para ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes

Para promover a saúde e prevenir doenças, escolas públicas de todo o...

Brasília será primeira cidade do Centro-Oeste com botão de emergência na Uber ligado ao 190

O botão de segurança do aplicativo da Uber agora será integrado ao...

Casos de meningite caem 14% no DF em 2024 com aumento da vacinação

O Distrito Federal registrou 333 casos suspeitos de meningite em 2024, sendo...