Ir para o conteúdo
Casa Economia Aposentados começam a receber devolução de descontos indevidos em maio
Economia

Aposentados começam a receber devolução de descontos indevidos em maio

Compartilhar
Compartilhar

Governo lança força-tarefa para apurar e ressarcir prejuízo bilionário causado por descontos não autorizados entre 2019 e 2024

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que sofreram descontos associativos não autorizados começarão a receber o dinheiro de volta a partir da folha de pagamento de maio. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25/4) pelo Ministério da Previdência Social, que informou também a suspensão definitiva desses débitos mensais.

A medida vem na esteira da operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrada na última quarta-feira (23/4), que desmontou um esquema nacional de cobrança indevida de mensalidades por entidades e sindicatos. Segundo o governo, os descontos eram feitos sem consentimento prévio dos beneficiários, ferindo as normas que exigem autorização expressa — salvo em casos com decisão judicial.

Os primeiros ressarcimentos acontecerão entre o fim de maio e o mês de junho, abrangendo os valores descontados no último mês. Já a devolução dos montantes anteriores, que remontam a 2019, ainda será analisada por uma força-tarefa criada pelo governo federal. O grupo terá a missão de definir critérios e mecanismos para reembolsar os aposentados lesados ao longo dos últimos cinco anos.

A expectativa do Ministério da Previdência é que o plano de ressarcimento envolva os cerca de R$ 2 bilhões já bloqueados durante a operação desta semana. No entanto, o total estimado de prejuízos com descontos indevidos desde 2019 pode ultrapassar R$ 6,3 bilhões.

A criação da força-tarefa foi oficializada na quinta-feira (24) e reunirá representantes da Previdência, da CGU, do INSS, da Advocacia-Geral da União (AGU) e de outros órgãos envolvidos na apuração do caso. O objetivo é garantir que os recursos desviados retornem aos beneficiários com transparência e agilidade.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Prévia da inflação, IPCA-15 chega a 5,9% em 12 meses

Segundo os dados do IBGE, no período entre 16 de março e...

Depois da fraude, governo alerta para o novo golpe: o falso INSS

Depois da denúncia de fraude, criminosos estão se passando por agentes do...

Dólar abre em leve queda com mercado ainda sob tensão do tarifaço

Embora oscilando, moeda americana iniciou o pregão em baixa de 0,05%. Como...

Consignado CLT: saiba como fazer empréstimos diretamente com os bancos

Além disso, quem tem algum empréstimo consignado ativo também pode optar por...