Ir para o conteúdo
Casa Distrito Federal Maio Amarelo inicia nova edição com foco em mais segurança no trânsito
Distrito Federal

Maio Amarelo inicia nova edição com foco em mais segurança no trânsito

Compartilhar
Compartilhar

A campanha de conscientização da segurança no trânsito de 2025 tem como objetivo alertar a população sobre a sua responsabilidade para evitar acidentes de trânsito.

Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com outros órgãos do governo local e federal, inaugurou ontem o evento do Movimento Maio Amarelo 2025, no Museu da República. Criado em 2014, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, a campanha tem o objetivo de chamar a atenção da população para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Segundo a organização, o evento de abertura reuniu mais de 3 mil alunos das escolas públicas do DF, além de professoras que participaram do 15º ciclo do curso Mobilidade e Trânsito. Para a professora Érica Costa, do Centro de Educação Infantil do Riacho Fundo I, o curso tem auxiliado na abordagem sobre o trânsito na educação infantil. “Abordar essa temática desde cedo é muito importante, o trânsito seguro de forma lúdica para as crianças. Tem sido muito proveitoso, bastante prático e eles têm gostado também”, afirma.

De acordo com a gerente de ação educativa de trânsito, Magda de Melo Brandão, a participação das crianças no evento é fundamental para melhores condutas no trânsito. “Se a gente educar, preparar a criança hoje, com certeza colheremos cidadãos mais conscientes, mais responsáveis e entendedores da sua função enquanto cidadão”, aponta.

Educativos

O evento contou com demonstração de equipamentos e exposição de viaturas do Detran-DF, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF). Atividades como palestras educativas, jogos, apresentações teatrais, intervenções artísticas com repentistas e MCs do Trânsito Seguro, óculos que simulam efeitos do álcool no organismo e minicidade integraram a programação do evento.

Murilo Valentim é supervisor de segurança viária na Ecovias Araguaia e atuou como monitor do óculos de realidade virtual, que conta com um simulador com volante interativo. “No simulador, o condutor vai para contramão, para o acostamento e, no final, simulamos um acidente de trânsito para entenderem a gravidade desse tipo de imprudência”, explicou.

Inovações

A diretoria de engenharia de trânsito do Detran também estava presente no evento com a exposição dos equipamentos de sinalização de trânsito, desde horizontais, como linhas, faixas e símbolos, até as verticais, como placas fixadas nas vias. Além disso, também apresentaram o novo semáforo desenvolvido para pessoas com deficiência visual ou que tenham alguma dificuldade para a travessia da faixa.

Promovido pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), o evento também contou com a apresentação do projeto Proteção. Em parceria com a Childhood Brasil, organização não governamental que atua em busca da proteção de crianças e adolescentes, o projeto visa o enfrentamento à exploração sexual da criança adolescente.  O projeto também conta com oficinas para educadores identificarem sinais de abusos em crianças. 

Layane Aguiar, de 31 anos, é técnica de formação profissional da instituição e aplicou a dinâmica Semáforo do Toque para os presentes. “A dinâmica do semáforo consiste em ensinarmos para as crianças onde podem e não podem ser tocadas, então usamos as cores do semáforo para facilitar”, explicou. Na dinâmica, são apresentados dois desenhos de corpos infantis e as crianças ajudam a montar, de acordo com as cores, onde podem ou não ser tocadas.

Segundo o Detran-DF, a campanha de 2025 conta com blitzes educativas; palestras em empresas, escolas e faculdades; ações nas Administrações Regionais, em finais de semana; a 16ª edição do Circuito de Passeio Ciclístico, em Águas Claras; a colocação de mensagens alusivas ao tema do movimento em locais de grande circulação de pessoas, como órgãos públicos e vias públicas; e a instalação do laço da campanha Maio Amarelo em locais de grande visibilidade para disseminar a importância da preservação de vidas no trânsito.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Duas alunas da PMDF vítimas de acidente passam por cirurgia no Base

O HB20 que transportava cinco alunos do curso de formação da PMDF...

Vacina contra a covid-19 atende a grupos específicos; saiba quem pode se imunizar no DF

Imunizante está disponível na rede pública da capital e tem cronograma definido...

Preço do gás de cozinha no DF será reajustado a partir de terça (6/5)

Este será o terceiro aumento promovido em 2025 pelas distribuidoras, em reajuste...

Campanha contra racismo no futebol será lançada neste domingo (4/5)

Ação é uma parceria da Sejus com a CBF e marca o...