Ir para o conteúdo
Casa Arte Companhia brasiliense de balé traz repertório de clássicos ao Teatro Nacional
Arte

Companhia brasiliense de balé traz repertório de clássicos ao Teatro Nacional

Compartilhar
Compartilhar

Companhia brasiliense de balé estreia neste domingo (4/5), na sala Martins Pena, com repertório que traz clássicos e uma peça cubana

A Companhia de Bailarinos de Brasília sobe ao palco da sala Martins Pena, no Teatro Nacional, neste domingo (4/5) hoje, com a promessa de realizar um sonho de boa parte da comunidade de dançarinos da cidade: se tornar a companhia oficial da capital. Idealizada pela professora Tereza Braga e pelo coreógrafo cubano Luís Rubens, o grupo é formado por 12 bailarinos de Brasília e de outros estados e estreia hoje com um programa que traz peças clássicas e neoclássicas.

companhia foi viabilizada com recursos de uma emenda parlamentar e as audições foram realizadas em fevereiro. “Isso é um sonho de todos os professores e bailarinos da cidade”, diz Tereza Braga, diretora geral do grupo. “A gente pretende perpetuar e conseguir formar uma permanência com essa companhia. A gente fica na dependência de emenda parlamentar, mas creio que, futuramente, se for oficializar, seja uma coisa do GDF. Enquanto isso, estamos dando início a essa caminhada.”

Para marcar a estreia, a companhia também trouxe a bailarina Ana Botafogo, que vai fazer uma masterclass e um encontro com alunos da Escola de Formação de Bailarinos de Brasília. A companhia também lança o 2º Festival Internacional de Dança de Brasília (FID), que será realizado em outubro deste ano. Por enquanto, os ensaios do grupo são realizados no Centro de Dança, mas a intenção é ter uma sede própria no futuro. 

Para a estreia, o diretor artístico da companhia, Luis Rubens, preparou um programa que traz peças clássicas e neoclássicas e convidou os bailarinos Laura Barbosa e Axel Jaramillo, da Companhia de Monterrey, do México, para uma participação especial. Na primeira parte, está o balé cubano Majísimo, de Jorge Garcia, com adaptação de Luis Rubens. “É uma coreografia despretensiosa feita para apresentar a Cia de Cuba, e foi um sucesso. A música é muito rica. Bem quente, bem espanhola, e o público brasileiro adora”, avisa o diretor artístico. Depois, a companhia faz um pout pourri de grandes pas-de-deux do repertório clássico. São trechos retirados dos balés As chamas de ParisPaquita e Diana

Ainda no repertório da estreia está o neoclássico Benção debaixo do chapéu, coreografia inédita de Lucas Pierre feita especificamente para a companhia brasiliense. “Fala sobre rituais de camponeses, chuva para a prosperidade, a bênção da colheita”, avisa Luis Rubens. “A companhia é um sonho, é um sonho realizar esse trabalho em Brasília. É uma companhia pequena, um projeto embrionário, mas ela é bem versátil. Hoje em dia, a maioria das companhias são versáteis e dançam de tudo.”  

A ideia é fazer temporadas ao longo do ano. O programa de hoje vai circular por regiões administrativas como Planaltina e Sobradinho. Em setembro, a companhia dá início a novo  programa com a Sinfonia nº 7, de Beethoven, com coreografia da alemã Uwe Scholz. Para 2026, a ideia é fazer o Lago dos Cisnes. 

Serviço 


Companhia dos Bailarinos de Brasília

Neste domingo (4/5), às 15h, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro, para convidados. Segunda-feira (5/5), às 19h, aberto ao público. Ingressos pelo Sympla

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Preta Gil canta ao lado do pai, Gilberto Gil, e emociona fãs

A música ‘Drão’, cantada por pai e filha, foi composta para a...

Horóscopo do dia: confira o que os astros revelam para este domingo (27/4)

Veja o horóscopo por Oscar Quiroga para desvendar este domingo, 27 de...

Ainda Estou Aqui concorre em três categorias nos Prêmios Platino

Depois do Oscar de Melhor filme estrangeiro, Brasil segue linha de sucesso...

Museu Nacional da República recebe exposição que exalta as lutas e conquistas das mulheres

A exposição Mulheres Artistas: Acervo em Expansão será inaugurada nesta quinta-feira (3), às 19h,...