Ir para o conteúdo
Casa Distrito Federal Brasília recebe pesquisadores de neurociência em congresso da Rede Sarah
Distrito Federal

Brasília recebe pesquisadores de neurociência em congresso da Rede Sarah

Compartilhar
Compartilhar

O congresso tem como tema principal a neuroplasticidade e a neurorreabilitação, abordando como o cérebro é capaz de se reorganizar e desenvolver novas conexões

Está acontecendo nesta quarta-feira (7/5), o 1º Congresso Latino-Americano da World Federation for Neurorehabilitation (WFNR), evento que reúne os maiores especialistas em neurociência e neurorreabilitação do mundo. A capital federal sedia o encontro até sexta-feira (9/5), na Rede SARAH de Hospitais.

O congresso tem como tema principal a neuroplasticidade e a neurorreabilitação, abordando como o cérebro é capaz de se reorganizar e desenvolver novas conexões em resposta a experiências, lesões e processos de reabilitação. Durante os três dias, o evento promove palestras, workshops e apresentações de pesquisas, com participação de cientistas de todos os continentes.

Entre os destaques da programação estão nomes como o neurocientista francês Stanislas Dehaene, conhecido por seus estudos sobre cognição e aprendizagem, e a neurocientista brasileira Lúcia Willadino Braga, da Rede SARAH. Eles discutirão os mecanismos de adaptação cerebral e as implicações para o tratamento de diversas condições neurológicas, como AVCtraumatismo cranioencefálicodislexia, doença de Alzheimer Parkinson.

Também participam especialistas como Barbara Wilson (Inglaterra), Jennie Ponsford e Vicky Anderson (Austrália), Klaus Wilmes e Thomas Platz (Alemanha), e os norte-americanos Sheldon Benjamin, Shari Wade e Christopher Giza. O presidente da WFNR, Volker Hoemberg, fará uma conferência sobre os caminhos futuros da neurorreabilitação.

Além dos temas clínicos, o evento também debate o impacto da saúde digital, a cognição social e as consequências neurológicas da Covid-19. A expectativa é que o congresso não apenas promova avanços científicos, mas também fortaleça a cooperação internacional na área da saúde neurológica.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Domingo (11/05) de Dia das Mães será quente e com muitas nuvens no DF

Com previsão muito parecida com a do último sábado (10/5), o dia...

DF tem no Cadastro Único 263 mil famílias chefiadas por mães solo

Critérios de benefícios da Secretaria de Desenvolvimento Social priorizam o público O...

Proibidos, vapes chegam ao DF por rotas do tráfico de armas e drogas

Apesar de expressamente proibida a comercialização, importação e publicidade de vapes, é...

Hospital é pioneiro no tratamento e reabilitação de animais silvestres

O Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre (Hfaus), em Taguatinga,...