Ir para o conteúdo
Casa Saúde Lula sanciona lei que obriga SUS a fazer cirurgias para lábio leporino
Saúde

Lula sanciona lei que obriga SUS a fazer cirurgias para lábio leporino

Compartilhar
Compartilhar

A legislação, que já está em vigor, também prevê que o SUS forneça o tratamento pós-cirúrgico, com especialidades como psicologia, ortodontia e fonoaudiologia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (7/5) a lei que obriga a realização gratuita de cirurgias para tratar lábio leporino ou fenda palatina pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A lei também prevê a prestação de tratamentos pós-cirúrgicos, incluindo tratamento de reeducação oral e atendimento psicológico. Caso o lábio leporino seja diagnosticado no pré-natal ou após o nascimento, o recém-nascido será encaminhado a um centro especializado para iniciar o acompanhamento médico.

A lei nº 15.133, de 6 de maio de 2025, foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU), e já está em vigor.

lábio leporino e a fenda palatina são aberturas respectivamente acima do lábio e no céu da boca, e são malformações  congênitas, surgindo durante a formação do bebê. Elas prejudicam a alimentação e o desenvolvimento da fala na criança, bem como facilitam o surgimento de outras doenças, como infecções de ouvido.

Podem ainda causar problemas psicológicos, afetando a autoestima e a sociabilidade da criança. Além da cirurgia reparativa, é necessário acompanhar a evolução da criança até o desenvolvimento completo da face, por volta dos 18 anos de idade.

Tratamento pós-cirúrgico

Com a nova lei, o SUS será obrigado a realizar o tratamento seja nos hospitais públicos, seja nas unidades particulares conveniadas com o SUS. Segundo o texto, o tratamento pós-cirúrgico ofertado inclui as especialidades: fonoaudiologia, psicologia e ortodontia, bem como outras especialidades que sejam necessárias para a recuperação do paciente.

O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional em 8 de abril deste ano, com base no projeto de lei (PL) 3.526/19, após votação na Câmara dos Deputados. Ele foi aprovado pelo Senado em 2023.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Entidades médicas alertam sobre o uso de testosterona em mulheres

Entidades médicas reforçam que, atualmente, não há nenhuma formulação de testosterona aprovada...

Consumo de abacate na gravidez pode reduzir alergias nos bebês, diz estudo

Pesquisa feita na Finlândia analisou 2.272 duplas de mães e bebês por...

Cérebro recebe proteção imunológica contra dieta gordurosa, diz estudo

Pesquisadores descobriram que as micróglias não são as únicas células de defesa...

Gripezinha, síndrome respiratória ou pneumonia? Entenda a diferença

As três doenças, apesar de apresentarem sinais semelhantes, requerem tratamentos distintos; especialistas...