Ir para o conteúdo
Casa Política Lula desembarca em Moscou para agenda com Putin e fala em “multilateralismo”
Política

Lula desembarca em Moscou para agenda com Putin e fala em “multilateralismo”

Compartilhar
Compartilhar

O presidente brasileiro participará das comemorações russas dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, e terá reunião bilateral com líder russo em busca de ampliar “nossas parcerias comerciais”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta quarta-feira (7/5) em Moscou, capital da Rússia, onde participará das comemorações dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial e terá uma série de compromissos com autoridades russas, incluindo o presidente Vladimir Putin.

O avião presidencial pousou às 17h53 no horário local (11h53 em Brasília), e o petista foi recebido com honras no Aeroporto de Moscou, como de praxe em visitas de chefes de Estado.

Lula visita o país a convite de Putin, que realiza na sexta-feira (9) a celebração do Dia da Vitória, na Praça Vermelha, em Moscou. Outros chefes de Estado também estarão presentes, como o presidente da China, Xi Jinping — país que o líder brasileiro visitará em seguida.

“Já estou na Rússia para participar das comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória, que marcou o fim da Segunda Guerra. Esse dia, que define a vitória contra o nazismo”, escreveu o presidente em suas redes sociais.

“A vinda à Rússia reafirma nosso compromisso com o multilateralismo. Iremos assinar acordos de cooperação em Ciência e Tecnologia e buscar a ampliação das nossas parcerias comerciais”, acrescentou.

Visita desagrada Ucrânia

O chefe do Executivo brasileiro fará também uma reunião bilateral com Putin. Além da relação entre os dois países, Lula tratará das negociações de paz na guerra da Ucrânia. Até o momento, o Planalto não divulgou a agenda oficial do petista no país.

A viagem teria causado nova crise diplomática com a Ucrânia, que estuda retirar sua representação diplomática do Brasil. O atual embaixador, Andrii Melnyk, foi realocado para representar a Ucrânia junto à Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e não há plano porora de enviar outro diplomata de alto nível para chefiar a embaixada.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

CGU reage a vídeo de Nikolas sobre INSS: “Mentira para enganar o povo”

Ministro da CGU fez pronunciamento nas redes em resposta ao vídeo do...

Rui Costa critica CGU por não ter alertado governo sobre fraudes

Para o ministro da Casa Civil, a PF não deve avisar ninguém...

Mais deputados: entenda o projeto que pode custar R$ 64,6 milhões por ano

Projeto eleva número de representantes de nove estados. De 513 passariam a...

Dossiê que liga Bolsonaro a fraude no INSS está sendo preparado

Documentos conectam assessores da gestão anterior da Secretaria de Previdência Social à...