Ir para o conteúdo
Casa Entretenimento Itamaraty implanta comitê para diplomacia cultural: saiba mais
Entretenimento

Itamaraty implanta comitê para diplomacia cultural: saiba mais

Compartilhar
Compartilhar

Novo comitê do Itamaraty busca democratizar a diplomacia cultural, ampliando a participação da sociedade civil em projetos internacionais

Instituto Guimarães Rosa (IGR), do Ministério das Relações Exteriores, anunciou recentemente os 21 integrantes do Comitê Consultivo do Programa Guimarães Rosa de Diplomacia Cultural. A iniciativa representa um passo importante para democratizar a diplomacia cultural brasileira e ampliar a participação da sociedade nas ações internacionais de promoção da cultura nacional.

Criado no fim de 2024, o comitê é composto por sete segmentos distintos, cada um contando com três integrantes. Os membros atuarão por um mandato de dois anos, sem remuneração, e terão como principal objetivo contribuir com estratégias culturais do Itamaraty em diferentes regiões do mundo.

Segundo Marco Antônio Nakata, diretor do IGR, a criação do Comitê Consultivo visa trazer maior transparência e participação da sociedade nas decisões culturais internacionais.

“A nossa ideia é justamente poder ampliar a participação. Por meio desse diálogo com grandes profissionais de diversos segmentos da área cultural, vamos colher sugestões, submeter novas estratégias e fortalecer a divulgação da cultura brasileira no exterior”, afirmou Nakata em entrevista ao Metrópoles.Play Video

Ele destaca ainda que o comitê é apenas o primeiro passo para que o diálogo se expanda e permita o reconhecimento de jovens talentos e novas tendências culturais.

Entre os representantes do segmento de Audiovisual, destaca-se Marcus Ligocki Jr., diretor, produtor e roteirista. Para ele, o audiovisual tem um papel fundamental na construção de uma diplomacia cultural sólida e alinhada aos interesses do Brasil no cenário internacional.

“A arte e as manifestações culturais de um país são o recurso mais efetivo na construção de relações com outras culturas e na abertura de diálogos. O audiovisual reúne todas as artes em uma única linguagem, cujos canais de exibição atingem boa parte da população mundial”, explicou.

Segundo o criador do comitê, Nakata, a diversidade cultural também é um dos pontos centrais para o comitê, que pretende valorizar expressões artísticas de todas as regiões do Brasil.

“Há uma preocupação para haver um equilíbrio regional, de estilos e de gênero. Queremos que essa representatividade esteja presente em todas as nossas iniciativas internacionais”, reforçou.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Histórias: últimos ingressos para o Show do Século estão disponíveis

Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano, Leonardo e Daniel se...

Bad Bunny anuncia data extra no Brasil após ingressos esgotarem

Bad Bunny irá se apresentar no Brasil pela primeira vez. Os shows...

As protagonistas: pop feminino domina o Funn Festival; veja destaques

Luisa Sonza, Carol Biazin e Marina Sena são atrações na programação de...

O que é “dix”, termo que fez parte de confusão teen nas redes sociais

Polêmica envolvendo filho de Angélica e Luciano Huck, Benício, a então namorada...