Estados Unidos e China anunciaram nesta segunda-feira (12) um acordo para reduzir temporariamente tarifas recíprocas, suspendendo por 90 dias as medidas mais agressivas em meio a uma tentativa de encerrar a guerra comercial que ameaça a economia global. As tarifas foram reduzidas em mais de 100 pontos percentuais, passando para uma taxa básica de 10%.
O entendimento foi selado durante reuniões presenciais entre autoridades econômicas dos dois países em Genebra, na Suíça — as primeiras desde o retorno de Donald Trump ao poder. O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, e o representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, destacaram que nenhum dos lados deseja um “desacoplamento” econômico.
O alívio nas tensões impulsionou os mercados, com alta do dólar e recuperação nas bolsas, diante da perspectiva de estabilização nas cadeias de suprimentos e redução dos riscos de recessão. A China havia retaliado com tarifas de até 125% e restrições à exportação de minerais estratégicos após os EUA imporem tarifas de até 145%.
Além do avanço nas negociações comerciais, os dois países concordaram em abrir um novo fórum de diálogo econômico. Também houve conversas paralelas sobre o combate ao fentanil, tema que Trump relacionou à imposição de tarifas.
Autoridades chinesas classificaram o encontro como um “progresso substancial”, enquanto os EUA celebraram uma “redefinição total” das relações econômicas. A trégua é vista por analistas como um sinal positivo para os mercados e a economia global, embora ainda haja incertezas sobre os próximos passos.
Com informações do Jornal de Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
China corteja Brasil após tarifaço de Trump, diz New York Times
Países latino-americanos têm reclamado das declarações de Trump sobre o Canal do Panamá, e também do aumento de tarifas americanas contra produtos da região Uma reportagem do jornal americano The New York Times desta segunda-feira (12/5) afirma que a China está cortejando o Brasil e a América Latina, diante do momento de tensões vividas nas relações da…
Ibaneis viaja aos EUA e Celina Leão assume o GDF por uma semana
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, viajou para Nova York. Ele é um dos palestrantes de evento com empresários e políticos A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), ficará oficialmente à frente do Governo do Distrito Federal (GDF) até sábado (17/5). No último fim de semana, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), viajou para Nova…
Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira
Ednaldo Rodrigues concretiza obsessão e contrata o treinador dos sonhos dele desde a saída de Tite. Italiano estreará contra o Equador, em Quito, e o Paraguai, em São Paulo, pelas Eliminatórias da Copa de 2026 A Seleção tem novo técnico. Depois de dois anos de namoro, o casamento com o técnico italiano Carlo Anelotti está consumado. O…
Deixe um comentário