Piauiense radicada no Distrito Federal, a escritora Eva Leite, 59 anos, lança, no dia 22 de maio, a terceira edição do livro Minha Vida Tem Rodas, Meus Sonhos Têm Asas. Revisada e ampliada, a nova versão da obra biográfica traz, além do relato da própria autora que vive há 38 anos com lesão medular, depoimentos de outras pessoas com deficiência. Ao incluir outras vozes, a publicação busca enriquecer e aprofundar o debate sobre os desafios e vivências cotidianas da comunidade PcD.
“Tive a intenção de escrever esse livro logo após meu acidente, em 1987. Mas foi um caminho muito longo. Foram 14 anos até escrever as primeiras frases. Fiquei muito feliz que deu certo. Publiquei a primeira edição em 2004, fiz a segunda edição com 1,5 mil exemplares. Hoje tenho apenas dois livros destes exemplares. Então surgiu a ideia de voltar a trabalhar com ele. Dar uma melhorada, alterar algumas coisas, deixar mais atualizado e informativo”, conta.
Com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), gerido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), e com a bagagem de quem já publicou cinco livros, Eva revisitou a obra original com um novo olhar. Além de tornar a narrativa mais fluida, ampliou os temas abordados ao incluir relatos de amigos com diferentes deficiências, como surdez e cegueira.
“Na primeira edição, eu falava muito de mim. Agora já inseri mais depoimentos de pessoas com deficiência falando de sua visão de mundo. Também percebi que a minha forma de escrever mudou. Logicamente com a experiência fui ganhando e agregando mais valor à minha escrita e quis mostrar essa outra forma de me comunicar”, explica a escritora.
A acessibilidade sexual se tornou um dos principais temas de Minha Vida Tem Rodas, Meus Sonhos Têm Asas. Eva faz isso contando, por exemplo, a experiência com a maternidade. Ela engravidou após a lesão, em 1993, e teve a filha Isabel. “A questão afetiva é um grande mito. Apesar das coisas estarem melhorando muito, ainda há o velho preconceito. O livro tem a intenção de mudar a cabeça das pessoas e mostrar que é possível para uma pessoa com deficiência ter uma vida normal: trabalhar, namorar, casar e ter filhos. Tudo é possível, e a obra busca esclarecer esses pontos”, comenta.
O lançamento da terceira edição será na Casa de Cultura do Varjão, a partir das 16h30. Antes da sessão de autógrafos, Eva Leite conduzirá uma palestra seguida de um debate aberto ao público sobre os temas abordados no livro.
Lançamento do livro Minha Vida Tem Rodas, Meus Sonhos Têm Asas – 3ª edição
⇾ Quando: 22 de maio, quinta-feira, às 16h30
⇾ Onde: Casa de Cultura do Varjão – Quadra 2, Conjunto B, Lotes 1 e 2
⇾ Quanto: Entrada franca
⇾ Informações: https://agendaculturalbrasilia.art.br/minhavidatemrodas/
Com informações da Agência Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Inscrição para a seleção estudantil da UnDF termina neste domingo (18)
Interessados em estudar em uma universidade pública e gratuita têm até este domingo (18) para fazer a inscrição em um dos 17 cursos superiores da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF). A inscrição é feita somente pela internet, neste endereço eletrônico. Assim como nos anos anteriores, a seleção dos candidatos será feita…
Com transporte público modernizado, uso do Cartão Mobilidade cresce 30% e chega a 720 mil usuários
Desde a implantação do sistema 100% digital no transporte público coletivo do DF, em dezembro de 2024, foram emitidos 142.367 novos cartões Mobilidade, e o total de pessoas que utilizam o modelo para pagamento das passagens chegou a 719.624 em abril deste ano. De acordo com o sistema de bilhetagem da Secretaria de Transporte e…
Ginasta brasiliense se destaca entre os quatro melhores do país no Troféu Brasil
Fazer 1% melhor a cada dia. O lema do atleta brasiliense Fernando Cauã Cantuária, 18 anos, durante os treinos o levou a conquistar o quarto lugar do Campeonato Brasileiro Troféu Brasil. A posição veio em sua estreia na categoria adulto, na modalidade solo. Realizada em Brasília após mais de 10 anos, a competição oficial da…
Deixe um comentário