Ir para o conteúdo
Casa Política Alckmin diz que ressarcimentos começam no próximo pagamento do INSS
Política

Alckmin diz que ressarcimentos começam no próximo pagamento do INSS

Compartilhar
Compartilhar

Presidente em exercício afirma que fraude contra pensionistas “não começou agora, mas vai terminar agora”. Ele esteve na feira da reforma agrária e destacou agricultura familiar

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, esteve neste domingo (11) na 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo (SP). Ele representa o presidente Lula, que está em viagem oficial na China. Ao lado de líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ele visitou estandes e conversou com produtores.

Questionado por jornalistas sobre a ação do governo federal em ressarcir aposentados e pensionistas do INSS lesados, Alckmin destaca que a fraude com descontos ilegais “não começou agora, começou lá atrás, mas vai terminar agora”. Ele ainda é categórico ao dizer que “os descontos já foram totalmente suspensos”.

Como aponta, o ressarcimento já deve ocorrer no próximo pagamento: “Serão devolvidos R$ 298 milhões para eles. A AGU já pediu o bloqueio de R$ 2,5 bilhões de entidades e empresas para ressarcimento daqueles que foram lesados.”

Reforma agrária

Durante a visita Alckmin pode estar com produtores e observar parte das mais de 500 toneladas de alimentos levadas para a feira. Ele celebrou o evento e a agricultura familiar e ainda lembrou que a primeira edição ocorreu enquanto era governador de São Paulo. Em 2023, já como vice-presidente, também visitou a feira.

“Uma alegria voltar na Feira da Reforma Agrária, a primeira foi em 2015, quando era governador, aqui no Parque da Água, e hoje vemos como cresceu. Eu destacaria dois pontos, a agroecologia e a produção de produtos orgânicos e saudáveis. A agricultura familiar, que é campeã na produção de alimentos, principalmente verdura, arroz e feijão”, celebra.

Vaticano

Em recente coletiva na Rússia, o presidente Lula indicou que não deverá ir à cerimônia que marcará o início do pontificado do papa Leão XIV, no Vaticano. A missa está marcada em 18 de maio e o presidente terá voltado poucos dias antes da longa viagem à China.

Dessa maneira, Alckmin poderá representar o Brasil na posse, ainda que não tenha conversado com Lula sobre isso, como apontou. No entanto, disse que “será uma honra”, caso aconteça.

Também disse que todos ficaram felizes como latino-americanos, uma vez que o papa nasceu nos Estados Unidos e passou a vida em terras peruanas. Para ele, Leão XIV deverá desempenhar um importante papel em questões contemporâneas, como no caso dos imigrantes e da questão da mudança climática.

Com informações da Agência Brasíl

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Angelo Marcio

Assistente Social, Consultor PCD de Acessibilidade e Produtor Cultural.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

PEC que quer acabar com a reeleição no Executivo será votada nesta quarta

A proposta será analisada na CCJ do Senado e ainda propõe o...

Em Pequim, Lula diz que relação do Brasil com a China “será indestrutível”

Em discurso, Lula defendeu que a China é considerada “inimiga” no comércio...

Número de partidos encolhe 30% com fusões, incorporações e federações

As recém-anunciadas federação entre União Brasil e PP e fusão entre PSDB...

Reunião de conciliação sobre o marco temporal será realizada hoje no STF

Encontro debaterá anteprojeto de lei sobre demarcação de terras indígenas O Supremo...