Ir para o conteúdo
Casa Distrito Federal Quem era trabalhador que morreu após ser atingido por estrutura metálica de obra no DF
Distrito FederalTragédia

Quem era trabalhador que morreu após ser atingido por estrutura metálica de obra no DF

Compartilhar
Compartilhar

Sebastião Leitão tinha 44 anos e vivia no Sol Nascente, no Distrito Federal, há 27 anos. Natural de Alcântara, no Maranhão, ele era casado e pai de dois filhos — uma jovem de 20 anos e um adolescente de 16.

O homem trabalhava na montagem de um galpão onde funciona uma empresa de painéis na Cidade Estrutural (veja imagem abaixo) e, nesta segunda-feira (12), morreu após ser atingido por uma estrutura metálica de 350 kg.

De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Civil, o homem não usava Equipamento de Proteção Individual (EPI). Testemunhas disseram que a empresa responsável pela obra não forneceu os equipamentos de segurança, mas a empresa nega.

Em nota, a Look Painéis informou que não atua no ramo da construção civil e que contratou um mestre de obras para executar o projeto. A empresa disse que fornece EPIs aos funcionários “dentro da legislação“, e que o trabalhador não era contratado direto, mas que havia um mestre de obras responsável.

A empresa disse também que “mesmo que o Sr. Sebastião estivesse com EPI, isso não teria evitado o resultado fatal, pois uma placa de 350 kg não seria contida ou desviada por um capacete.” (leia nota na íntegra ao final da reportagem).

A estrutura metálica que causou a morte de Sebastião continua no local. Segundo a Defesa Civil, “não há risco iminente de queda“.

A família ainda não definiu se o enterro será em Brasília ou na cidade natal do operário, no Maranhão. Segundo parentes, a advogada da Look Painéis informou que a empresa vai arcar com os custos do funeral.

Investigação

O caso está sendo apurado pela 8ª Delegacia de Polícia, da Cidade Estrutural. Segundo a delegada Bruna Eiras, será instaurado um inquérito para apurar se houve negligência por parte da empresa.

Ela diz ainda que,mesmo com a contratação de um terceiro — um mestre de obras —, pode haver responsabilidade solidária entre ele e a empresa contratante, a Look Painéis.

O Ministério Público do Trabalho também vai investigar o acidente. Segundo o órgão, auditores-fiscais do trabalho serão designados para analisar o caso.

O que diz a Look Painéis?

“Sobre a morte do Sr. Sebastião hoje em uma obra da empresa, informamos que a empresa não é do ramo de obras, e sim de outras atividades. Para a realização dessa obra, houve a contratação de um terceiro, um mestre de obras, e foi ele quem contratou o Sr. Sebastião.

Para os funcionários da empresa são entregues EPIs, tudo dentro da legislação, conforme a documentação que possuímos. Lamentamos profundamente o ocorrido e destacamos que, mesmo que o Sr. Sebastião estivesse com EPI, isso não teria evitado o resultado fatal, pois uma placa de 350 kg não seria contida ou desviada por um capacete.

Estamos agindo dentro de uma perspectiva humana, prestando apoio à família, mesmo entendendo que não há responsabilidade jurídica direta da empresa sobre essa situação. Ainda assim, vamos ajudar a família nesse momento de dor. Nos compadecemos sinceramente com a dor que estão enfrentando.”

Com informações do G1-DF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Negociação sobre reajuste salarial de policiais do DF será retomada

O Fórum de Negociação que trata do pedido de paridade salarial da...

Zoológico de Brasília recebe novas placas de identificação de recinto

Sistema de cores adotado facilita a visitação O Zoológico de Brasília acaba...

DPDF assegura retificação de registro civil e reconhecimento de dupla maternidade a casal homoafetivo

Decisão representa mais um importante avanço na efetivação dos direitos das famílias...

Minuta do PDOT está disponível para consulta e contribuições

Nova ferramenta ajuda a população a contribuir com a minuta. Link está...