youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Concurso PCDF com 300 vagas para Escrivão é retomado.

By  |  0 Comments

Concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) tem nova data de provas. As 300 vagas em disputa são para Escrivão da Polícia Civil.

A Diretora da Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal torna pública a retomada do concurso PC DF para o provimento de vagas no cargo de Escrivão de Polícia Civil do Distrito Federal, regido pelo Edital nº 01/2019 – PCDF, de 3 de dezembro de 2019, e suas alterações.

Torna público, ainda, o seguinte:

a) as provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 10 de abril de 2021, no turno da tarde;

b) na data provável de 1º de abril de 2021, será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal e divulgado no site do Cebraspe, edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas objetivas e da prova discursiva, as medidas de proteção para evitar a transmissão do vírus Covid-19, bem como as demais datas de realização do concurso.

Candidatos por vagas

Com o prazo de inscrição encerrado, a banca organizadora publicou a demanda de candidatos por vaga. Para concorrer as 300 vagas, 52.636 candidatos se inscreveram.

Detalhes sobre a carreira de Escrivão de Polícia

Das 300 vagas em disputa, 225 são de ampla concorrência, 15 estão destinadas a pessoas com deficiência (PCD) e 60 para candidatos negros.

Confira as informações específicas sobre a carreira, como os requisitos para concorrer às vagas e o subsídio ofertado:

Quem pode ser Escrivão da Polícia Civil?

Para concorrer ao cargo basta possuir curso de graduação em qualquer área de formação, desde que o diploma tenha sido emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e ter CNH na categoria B.

Além disso, há outros requisitos para investidura em cargo público, como ter nacionalidade brasileira, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, possuir idade mínima de 18 anos, entre outros.

O Escrivão desempenha atividades de nível superior, devendo cumprir formalidades legais de polícia judiciária referentes a:

  • Inquéritos;
  • Termos circunstanciados;
  • Sindicâncias;
  • Processo administrativo;
  • Serviços cartorários de apoio à autoridade policial;
  • Outras atribuições relacionadas.

Qual o salário de um Escrivão da Polícia Civil?

O termo correto a utilizar para se referir a quanto ganha um Escrivão da Polícia Civil é subsídio (entenda aqui).

Conforme o edital publicado, o subsídio para o cargo é de R$ 8.698,78 e o profissional deverá atuar em jornada de 40 horas semanais, a ser cumprida em regime de dedicação exclusiva, ou seja, não é permitido o exercício de qualquer outra atividade pública ou privada.

Inscrições foram encerradas

As inscrições foram realizadas via internet, pelo site da banca organizadora.

O valor cobrado como taxa de inscrição foi de R$ 199,00.

Quais foram os critérios para isenção da taxa de inscrição?

concurso PC DF para Escrivão ofereceu aos candidatos sete possibilidades para solicitar a isenção da taxa de inscrição. Confira:Candidato inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), desde que fosse membro de família de baixa renda, nos termos da legislação vigente;Candidato doador de medula óssea;Candidato doador de sangue, desde que tenha doado, pelo menos, três vezes no período de um ano antes do início das inscrições;Candidato que recebe benefício social;Candidato que tenha prestado serviço à Justiça Eleitoral;Candidato cadastrado como possível doador de medula óssea (nesse caso a isenção foi parcial);Candidato que tenha exercido atividade voluntária e não remunerada de Comissário ou Agente de Proteção da Infância e da Juventude.

Etapas do concurso PC DF

concurso PC DF é composto por duas etapas. A primeira delas compreendendo as seguintes fases:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova prática de digitação, de caráter eliminatório;
  • Exames biométricos e avaliação médica, de caráter eliminatório:
  • Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
  • Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório.

A segunda etapa do concurso público consiste na realização do curso de formação profissional, etapa de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizado pelo CESPE/CEBRASPE.

Prova objetiva

A prova objetiva será composta por 120 itens, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos e valerá 120 pontos.

Para cada item da prova, o candidato deverá marcar apenas CERTO ou ERRADO. Conforme o método CESPE, o candidato recebe pontos negativos caso a resposta esteja em discordância com o gabarito oficial.

A prova de Conhecimentos Básicos envolverá as seguintes disciplinas:

A prova de Conhecimentos Específicos vai envolver as seguintes matérias:

Será reprovado na prova objetiva o candidato que obtiver:

  • Nota inferior a 10 pontos em Conhecimentos Básicos; ou
  • Nota inferior a 21 pontos em Conhecimentos Específicos; ou
  • Nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.

Prova discursiva

A prova discursiva valerá 30 pontos e envolverá a redação de um texto dissertativo de até 30 linhas.

O tema da redação será atualidades, podendo envolver tópicos relacionados a segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas.

A prova de capacidade física vai avaliar se o candidato tem condições para suportar as exigências das práticas que será submetido durante o curso de formação profissional e no exercício do cargo.

Cada teste valerá 100 pontos e o candidato deverá obter a nota mínima de 50 pontos em cada um deles para ser aprovado. Além disso, é necessário obter um aproveitamento mínimo de 60% em todos os testes.

  • Teste dinâmico de barra (apenas para os candidatos do sexo masculino)

É necessário realizar pelo menos 3 flexões para não ser eliminado.

Para obter a nota máxima (100 pontos), o candidato deverá realizar 8 flexões.

  • Teste estático de barra (apenas para as candidatas do sexo feminino)

A candidata que ficar na barra por um tempo inferior a 10 segundos será eliminada.

Para alcançar a nota máxima, a candidata deverá permanecer por 35 segundos.

  • Teste de flexão abdominal

Serão eliminados os candidatos do sexo masculino que fizeram menos de 31 flexões e as candidatas do sexo feminino que fizerem menos de 26 flexões.

Receberão a nota máxima os candidatos do sexo masculino que fizerem 36 flexões e as candidatas do sexo feminino que fizerem 31 flexões.

  • Teste de meio-sugado

Os candidatos do sexo masculino serão eliminados se fizerem menos de 20 repetições. Já as candidatas do sexo feminino serão eliminadas se fizerem menos de 16 repetições.

A nota máxima será atribuída aos candidatos do sexo masculino que fizerem 25 repetições e para as candidatas do sexo feminino que fizerem 21 repetições.

  • Teste de corrida de 12 minutos

Para ser aprovado, os homens deverão percorrer, durante os 12 minutos, pelo menos 2.350 metros. As mulheres deverão percorrer, pelo menos, 2.021 metros.

A nota de 100 pontos será dada aos candidatos do sexo masculino que percorrerem acima de 2.820 metros e às candidatas do sexo feminino que percorrerem acima de 2.420 metros.

Avaliação psicológica

A avaliação psicológica dos candidatos ocorrerá pelo emprego de procedimentos científicos para verificar se o candidato possui características necessárias para as atribuições e responsabilidades do cargo.

Sindicância de vida pregressa e investigação social

Todos os candidatos aprovados nas etapas anteriores serão submetidos à sindicância de vida pregressa e investigação social. Serão analisados os antecedentes criminais, sociais, familiares e profissionais.

Critérios de desempate na primeira etapa

Ocorrendo empate na pontuação entre candidatos, será selecionado o candidato que, nesta ordem:Tiver idade igual ou superior a 60 anos até o último dia de inscrição, conforme o disposto no Estatuto do Idoso;Obtiver a maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;Obtiver o maior número de acertos na prova de Conhecimentos Específicos;Obtiver a maior nota na prova de Conhecimentos Básicos;Obtiver o maior número de acertos na prova de Conhecimentos Básicos;Tiver a maior idade.

Curso de formação profissional

A segunda etapa do concurso será o curso de formação profissional. Serão convocados os candidatos aprovados em todas as etapas anteriores e classificados dentro do número de vagas disponibilizadas no concurso PC DF.

O curso terá duração de 180 horas e será realizado na cidade de Brasília – DF.

Serão eliminados do curso os candidatos que não tiverem 100% de frequência (exceto faltas justificadas) ou aqueles que obtiver nota inferior a 60% da nota final do curso.

O que estudar para o concurso PC DF?

Confira o conteúdo programático a ser cobrado nas provas objetivas do concurso PC DF:

Língua Portuguesa

  • Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados;
  • Reconhecimento de tipos e gêneros textuais;
  • Domínio da ortografia oficial;
  • Domínio dos mecanismos de coesão textual;
  • Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual;
  • Emprego de tempos e modos verbais;
  • Domínio da estrutura morfossintática do período;
  • Emprego das classes de palavras;
  • Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração;
  • Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração;
  • Emprego dos sinais de pontuação;
  • Concordância verbal e nominal;
  • Regência verbal e nominal;
  • Emprego do sinal indicativo de crase;
  • Colocação dos pronomes átonos;
  • Reescrita de frases e parágrafos do texto;
  • Significação das palavras;
  • Substituição de palavras ou de trechos de texto;
  • Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto;
  • Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

Língua Inglesa

  • Compreensão de textos escritos em língua inglesa e itens gramaticais relevantes para o entendimento dos sentidos dos textos.

Conhecimentos sobre o Distrito Federal

  • Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal eEntorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar nº 94/1998 e suas alterações.

Legislação

  • Lei nº 8.112/1990 e suas alterações;
  • Lei nº 4.878/1965 (Regime Jurídico dos Funcionários Policiais Civis da União e do DF);
  • Decreto-Lei nº 2.266/1985 (criação da carreira PCDF, cargos, valores e vencimentos);
  • Lei nº 9.264/1996 (desmembramento e reorganização da PCDF, remuneração de seus cargos);
  • Decreto nº 30.490/2009 (Regimento Interno da PCDF);
  • Lei Orgânica do Distrito Federal;
  • Capítulo V, Seção I – Da Polícia Civil;
  • Lei nº 13.869/2019;
  • Lei nº 8.429/1992.

Noções de Direito Constitucional

  • Constituição Federal de 1988;
  • Direitos e Garantias Fundamentais;
  • Título V, Capítulo III – Da Segurança Pública.

Noções de Direito Penal

  • Aplicação da lei penal;
  • Princípios;
  • A lei penal no tempo e no espaço;
  • Tempo e lugar do crime;
  • Lei penal excepcional, especial e temporária;
  • Contagem de prazo;
  • Irretroatividade da lei penal;
  • Crimes contra a pessoa;
  • Crimes contra o patrimônio;
  • Crimes contra a administração pública;
  • Disposições constitucionais aplicáveis ao direito penal.

Noções de Direito Processual Penal

  • Disposições preliminares do Código de Processo Penal;
  • Inquérito policial;
  • Histórico, natureza, conceito, finalidade, características, fundamento, titularidade, grau de cognição, valor probatório, formas de instauração, notitia criminis, delatio criminis, procedimentos investigativos, indiciamento, garantias do investigado;
  • Prisão e liberdade provisória;
  • Disposições constitucionais aplicáveis ao direito processual penal;
  • Lei nº 9.099/1995.

Noções de Direitos Humanos

  • Teoria geral dos direitos humanos;
  • Conceitos, terminologia, estrutura normativa, fundamentação;
  • Afirmação histórica dos direitos humanos;
  • Direitos humanos e responsabilidade do Estado;
  • Direitos humanos na Constituição Federal;
  • Política Nacional de Direitos Humanos;
  • A Constituição brasileira e os tratados internacionais de direitos humanos.

Informática

  • Conceito de internet e intranet;
  • Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet/intranet;
  • Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa e de redes sociais;
  • Noções de sistema operacional (ambiente Windows);
  • Acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo e multimídia;
  • Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office);
  • Redes de computadores;
  • Conceitos de proteção e segurança;
  • Noções de vírus, worms e pragas virtuais;
  • Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.);
  • Redes de comunicação;
  • Introdução a redes (computação/telecomunicações);
  • Noções básicas de transmissão de dados;
  • Tipos de enlace, códigos, modos e meios de transmissão;
  • Metadados de arquivos.

Matemática e Raciocínio Lógico

  • Princípios de contagem;
  • Razões e proporções;
  • Regras de três simples;
  • Porcentagens;
  • Equações de 1º e de 2º graus;
  • Sequências numéricas;
  • Progressões aritméticas e geométricas;
  • Funções e gráficos;
  • Estruturas lógicas;
  • Lógica de argumentação;
  • Analogias, inferências, deduções e conclusões;
  • Lógica sentencial (ou proposicional);
  • Proposições simples e compostas;
  • Tabelas-verdade;
  • Equivalências;
  • Leis de De Morgan;
  • Diagramas lógicos;
  • Lógica de primeira ordem;
  • Princípios de contagem e probabilidade;
  • Operações com conjuntos;
  • Raciocínio logico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

Prazo de validade do concurso

concurso PC DF será válido por 18 meses, a contar da data de publicação da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital

Outras informações sobre o concurso público poderão ser obtidas no edital e nas retificações, publicados no site do CESPE/CEBRASPE.

Fontewww.concursosnobrasil.com.br/concursos/df/concurso-pc-df-escrivao.html

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber


Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *