Festa, bloco de carnaval e motoristas alcoolizados são flagrados em Brasília
Eventos temáticos e até fantasias estão proibidos, mas medidas são desrespeitadas na capital. Em menos de duas horas, 20 motoristas alcoolizados foram autuados na Asa Sul.
A segunda-feira (28) de carnaval teve flagrantes de festa, de bloco e de motoristas alcoolizados em Brasília. Apesar da proibição de eventos temáticos na capital, devido à pandemia de Covid-19, foliões promoveram aglomerações na capital.
Por volta das 0h30 desta terça (1°), um bloco de carnaval ainda ocorria na passagem subterrânea no Eixão Sul, ao lado da Galeria dos Estados (veja vídeo acima). Pessoas aglomeradas e sem uso de máscara de proteção facial se reuniram no local.
As imagens da celebração mostram ainda a presença de vendedores ambulantes que comercializavam bebida alcoólica. O bloco só foi encerrado após chegada de equipes do DF Legal, ainda na madrugada.
Além do bloco de carnaval, houve uma festa irregular encerada por volta das 2h30 por equipes do DF Legal, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária, no Minas Brasília Tênis Clube. O evento começou por volta das 23h e tinha entrada gratuita e show ao vivo. O g1 tenta contato com o estabelecimento.
Nesta segunda, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que força-tarefa de fiscalização “segue atuando em todo DF”. “Sendo identificado eventos ou estabelecimentos comerciais atuando em desacordo com o decreto, os responsáveis estão sujeitos a multa ou interdição dos locais”.
Trânsito
Blitz flagra motoristas alcoolizados na Asa Sul, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução
Em menos de duas horas, o Departamento de Trânsito (Detran) flagrou 20 motoristas alcoolizados no Eixinho Sul, na altura da quadra 106. Durante a fiscalização, alguns condutores tentaram passar por cima do canteiro central para fugir dos agentes, mas foram abordados.
Ao todo, sete veículos foram levados ao depósito, dois condutores foram flagrados inabilitados, um com habilitação vencida e foram aplicadas sete “infrações diversas”.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob efeito de álcool é infração gravíssima e gera penalidade de sete pontos na carteira. O motorista ainda tem de pagar multa no valor de R$ 2.934,70.
Blitz flagra motoristas alcoolizados na Asa Sul, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução
Se o teste do etilômetro (popularmente chamado como teste do bafômetro) confirmar a presença de 0,3 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou mais, o motorista é autuado por crime de embriaguez ao volante.
Fiscalização
Policiais militares do DF estiveram no bloco, mas não houve prisões — Foto: TV Globo/Reprodução
Nesta segunda, o DF Legal informou que vai multar os músicos e os responsáveis pelo som de eventos carnavalescos em vias públicas do Distrito Federal, caso os organizadores não sejam identificados. Na capital, o governo proibiu eventos carnavalescos e até fantasias por causa do aumento de casos de Covid-19, no entanto, as medidas estão sendo desrespeitadas.
Em nota, o DF Legal pediu ainda que as pessoas “não participem de nenhum evento carnavalesco seja nas ruas, seja em estabelecimentos comerciais, pois a restrições foram necessárias para evitar aumento dos índices de transmissão da Covid-19”. Nesta mesma linha, a SSP pediu “a compreensão da população” e reafirmou a necessidade de cumprir as medidas preventivas contra o aumento dos casos de coronavírus.
Veja o que é permitido e o que é proibido neste carnaval, de acordo com as determinações do governo do DF:
Permitido:
- Bares e restaurantes com música ao vivo, sem cobrança de ingresso e sem espaço de pista de dança (permitida cobrança de couvert artístico);
- Shows e festivais, a partir da comprovação da imunização e sem cobrança de ingresso;
- Eventos esportivos;
- Circos e teatros.
Proibido:
- Eventos carnavalescos, como bailes, shows, desfiles, pagos ou gratuitos ou em espaços abertos ou público;
- Shows, festivais e qualquer tipo de evento com cobrança de ingresso ou com cobrança de contribuições do público;
- Bares e casas noturnas com espaço para dança;
- Festas e raves com cobrança de ingresso.
FONTE: G1-DF
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber