Ir para o conteúdo
Casa Política CLDF Crise nas UPAs do DF é motivo de preocupação na Câmara Legislativa
CLDF

Crise nas UPAs do DF é motivo de preocupação na Câmara Legislativa

Compartilhar
Plenário da Câmara Legislativa do DF durante sessão ordinária. Debates políticos sobre o Distrito Federal. Carolina Curi/Agência CLDF
Compartilhar

Depois de mais um episódio de violência registrado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Distrito Federal, deputados distritais se pronunciaram na tarde desta terça-feira (29), na Câmara Legislativa, em defesa do fortalecimento da saúde pública do DF.

O deputado Chico Vigilante (PT) lamentou o ocorrido em uma UPA na cidade de Ceilândia e se solidarizou com a categoria dos vigilantes. “Antes de ontem houve uma depredação na UPA de Ceilândia, que é a maior do DF. A situação de caos na saúde está sobrando para os vigilantes, que têm que conter a fúria das pessoas que ficam horas a fio aguardando atendimento”, observou.

Para Gabriel Magno (PT), a crise é resultado de má gestão do Governo do Distrito Federal. “A população está se revoltando com razão nas portas dos hospitais. Deixo minha solidariedade aos servidores da saúde, que estão na ponta tentando oferecer o melhor atendimento. Mas eles não têm culpa, pois a gestão do DF está um caos”, criticou.

Dayse Amarilio defendeu a nomeação de novos servidores para a Saúde.  Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF


A deputada Dayse Amarilio (PSB) ressaltou que faltam profissionais para atender a população e que os trabalhadores atuam sob forte pressão. “As equipes estão apanhando nas UPAs. Muitos servidores estão com medo de ir trabalhar. Vários inclusive já entregaram seus cargos. Não sei o que o governo pretende fazer, mas não é possível enfrentar as sazonalidades das doenças sem nomear agentes de vigilância em saúde, sem nomear enfermeiros, sem nomear técnicos de enfermagem. O servidor da saúde hoje trabalha doente e desmotivado”, alertou a deputada.

Eder Wen – Agência CLDF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Tarifa Zero no transporte público do DF é defendida na Câmara Legislativa

Comissão apresentou esboço de projeto de lei de gratuidade universal durante seminário...

“Tragédia” das chuvas em Ceilândia esquenta debate no plenário

Governo federal e local; papel do Estado, e posicionamentos políticos de esquerda...

Autistas poderão concorrer às vagas de pessoas com deficiência em concursos

Em reunião na tarde desta terça-feira (22), a Comissão de Economia, Orçamento...

Projeto oferece gratuitamente 5% dos ingressos do Estádio Mané Garrincha a pessoas de baixa renda

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Legislativa aprovou, na tarde...