Cursos técnicos oferecem 1,3 mil vagas para alunos da rede publica do DF
A partir desta quinta-feira (1º) até 22 de junho, alunos da rede pública do DF que cursem o 2º ou o 3º ano regular do ensino médio podem se candidatar a cursos técnicos do MedioTec.
São 1.358 vagas em 24 opções na modalidade presencial, nos três turnos — matutino, vespertino e noturno — e quatro a distância.
A pré-inscrição é feita on-line no portal da Secretaria de Educação, que oferece os cursos em parceria com o governo federal. Ação estratégica do Pronatec, o chamado MedioTec prioriza a oferta de formação técnica em concomitância ao ensino médio regular.
Os selecionados serão conhecidos em 25 de julho, e as aulas terão início em 14 de agosto. No momento da candidatura on-line, é preciso ter a declaração de escolaridade e fazer o upload do documento. Caso receba o comprovante impresso da secretaria escolar, o aluno pode digitalizar ou tirar uma foto e enviá-la.
Na seleção dos pré-inscritos, será dada preferência a alunos do 2º ano do ensino médio e a inscritos no programa Bolsa Família.
Há oportunidades para diversas áreas, como computação, vestuário e moda, música, teatro, enfermagem, design de joias e de móveis, programação de jogos digitais; e os cursos estão distribuídos em nove regiões administrativas.
Os que forem matriculados em cursos presenciais ganharão, como ajuda de custo, R$ 2 por hora-aula assistida — ou seja, com comprovação de frequência. Eles terão ainda o direito de requerer o Passe Livre.
Com informações da Agência Brasília.