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Vox Patris: “sino peregrino” chega a Trindade e causa comoção em fiéis

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O maior sino que badala do mundo chegou a Trindade (GO) neste domingo (1°/6), vindo da Polônia. Trajeto durou mais de 40 dias

Trindade (GO) – Na manhã deste domingo (1°/6), o sino Vox Patris, conhecido como “sino peregrino”, chegou à cidade de Trindade, na região metropolitana da capital goiana, após mais de 40 dias de viagem. O maior sino que badala do mundo foi recebido com bençãos por onde passou e uma missa a céu aberto.

Milhares de fiéis de todo o Brasil acompanharam a chegada do objeto religioso, numa demonstração de fé e devoção. No entanto, ainda não puderam ouvir o Vox Patris. A primeira badalada será apenas no dia 26 de junho, no início da Romaria de Trindade, que celebra o Divino Pai Eterno. Durante o período das festividades, ele tocará todos os dias, e depois, apenas em ocasiões especiais.

O transporte do sino mobilizou fiéis de todo o país, além de uma grande logística policial, que teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Já na primeira concentração, ainda durante a madrugada, no trevo da Estrada da Fé, entre Goiânia e Trindade, as amigas Joselita Maria dos Santos, de 55 anos, e Maria Martins, de 65, aguardavam ansiosas a passagem do Vox Patris.Play Video

“Estou acompanhando o sino desde ontem. Fui onde ele estava no Guanabara, consegui tocar nele, fazer minhas orações, meus agradecimentos. Deus é tão maravilhoso, que esse sino escolheu vir para o Brasil. Para vê-lo eu enfrento o frio, o relógio, faço qualquer coisa, com a força de Jesus. A fé no Divino Pai Eterno é muito grande”, disse a costureira Joselita.

Emocionada, Maria Martins falou de sua devoção. “Há 42 anos eu fiz a minha promessa. Eu estava grávida e precisei fazer procedimentos que me colocavam a mim e a minha gestação em risco, mas nada aconteceu. Então, o Divino Pai Eterno representa tudo para mim. Ao tocar no sino eu estava perto de Deus”, afirmou.

As amigas Joselita Maria dos Santos, de 55 anos, e Maria Martins, de 65, se emocionaram ao tocar no Vox Patris

Moradora de Trindade, a aposentada Márcia Queiroz relatou ao Metrópoles que é devota do Pai Eterno desde que se “entende por gente”. “Nós que moramos aqui em Trindade, somos criados nesse ambiente, é algo que a gente sente, eu me emociono diante de uma simples celebração, a chegada desse sino é um momento muito especial. Um simbolismo muito grande. É muito bonito ver a fé das pessoas e o que ela é capaz”, ressaltou.

55 toneladas

Com mais de 55 toneladas, o Vox Patris será instalado no novo Santuário, cuja previsão de conclusão era em 2022, mas segue em construção. De acordo com a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), também não há previsão para a instalação definitiva do objeto, assim como para o término das obras do templo, que dependem da doação dos fiéis.

Ao todo, segundo a Afipe, serão 73 sinos juntos: 68 menores em carrilhão, outros quatro medianos, que também foram trazidos da Polônia, e o Vox Patris.

A nova basílica foi projetada para ser a segunda maior do país e a terceira maior do mundo. A área total construída será de 145 mil metros quadrados. O templo terá capacidade para acomodar 8 mil pessoas sentadas.

Longa viagem

Após mais de 10 anos na Europa para a fabricação, o Vox Patris enfrentou mais de 40 dias de viagem até Trindade. Segundo a empresa responsável pelo transporte do sino, a transportadora Windlog, “a trajetória envolve uma complexa combinação dos modais marítimo e rodoviário”.

O sino saiu de Gdansk, na Polônia, no dia 11 de abril, para o porto de Hamburgo, na Alemanha, onde embarcou para uma viagem de mais de 10 mil km em alto mar até o Brasil. O trecho teve duração de 35 dias e o sino desembarcou no Porto de Santos, em São Paulo, no dia 17 de maio.

Na baixada santista, fiéis receberam o sino com uma missa especial para marcar a sua chegada. De lá, o sino saiu escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), por um itinerário que passou ainda pela estado de Minas Gerais, até chegar a Goiás, na quinta-feira (29/5).

A carga percorreu todo o trajeto com velocidade reduzida e exigiu manobras coordenadas em alguns trechos. Uma das principais orientações diz respeito à sinalização feita pelas escoltas que acompanharam o comboio.

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Jeová Rodrigues

Jornalista

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