youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Brasília acontece no domingo (3)

By  |  0 Comments

Após dois anos de pausa em razão da pandemia, a Parada do Orgulho LGBTQI+ do Distrito Federal está de volta. Em sua 23ª edição, o evento é um dos mais antigos do país e pretende reunir milhares de pessoas neste domingo (3), com concentração a partir das 14 horas no Congresso Nacional, em Brasília.

“É o momento onde as pessoas de nossa comunidade, que historicamente foram obrigadas a se esconder em guetos e armários, podem ir às ruas sem medo, reivindicar seus direitos e bradar o orgulho de serem quem são. É uma grande potência, que empodera muita gente”, aponta o produtor executivo do Festival Brasília Orgulho, Igor Albuquerque.

Nesta edição o tema é “Nossos 122 direitos: Conhecer, Efetivar, Defender”. “A ideia é que façamos uma campanha positiva para enaltecer todos os direitos que já conquistamos. Nós do Brasília Orgulho, por intermédio da Faculdade de Direito Público (IDP), fizemos um levantamento inédito que descobriu a existência de 78 normas federais e 44 distritais que garantem direitos à nossa comunidade. E é preciso comunicar isso para que todos possam reivindicar seus direitos”, pontua Igor.

Na última edição, realizada em 2019, a Parada reuniu mais de 120 mil pessoas. “Nosso movimento é importante para dar visibilidade para toda a população LGBTIQI+ do DF e do Brasil. Visto que a marcha de Brasília não é só uma das mais antigas, como também é a terceira maior do país”, completa Melissa Navarro, co-fundadora da Associação Lésbica Feminista de Brasília Coturno de Vênus.

Com programação diversa, o evento contará com seis trios elétricos, que abarcarão diversos nichos da cultura LGBT. Um destes carros será comandado pelo Coletivo Rebu e pela Associação Coturno de Vênus que dentre os trabalhos realizados, também está a cultura.

“Teremos DJs, arte drag e performances. Queremos promover um evento cultural seguro, inclusivo e que promova bem estar e acolhimento que é a pauta principal do Coletivo Rebu”, diz Rafaella Ferrugem, DJ e produtora cultural.

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twitter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *