Peça: A fusão entre teatro e cordel
Cordelizando o teatro: a fusão entre teatro e cordel
A peça “Cordelizando o Teatro” apresenta um trabalho de “tradução” dos clássicos para o teatro de cordel. A peça será apresentada nos dias 5 e 6 de agosto no teatro Sesc do Gama, em Brasília.
Inspirada na adaptação de 1883 de “Um inimigo do povo”, de Henrik Ibsen, o espetáculo fala sobre as contradições humanas e a falência do indivíduo diante da unanimidade. Além de tecer críticas às elites, aos governos, aos partidos e ao pensamento único.
A junção entre o texto de Ibsen e a literatura de cordel se entrelaçam harmoniosamente na peça, pois o cordel tem como uma de suas características a exposição de problemas de uma região e o estímulo ao pensamento crítico.
Sob a direção de Dan Kuae, a peça “Cordelizando o teatro”, transcende as fronteiras entre a literatura e a performance, transportando o público para um mundo mágico de rimas e versos entrelaçados com ação dramática.
Segundo o diretor, a ideia é demonstrar uma experiência que diferencia uma peça encenada de uma peça lida, ” Queremos gerar um ensaio do processo para a cordelização de clássicos do teatro, além de trazer ao público a mensagem forte trazida pelo Ibsen com a peça “Um Inimigo do Povo”, e assim mostrar o vigor e a magia do teatro de cordel.
Para as apresentações nas escolas, o espetáculo se faz ainda mais necessário, devido às reflexões profundas que a peça traz, “Temos vários temas de caráter humano como: a verdade, a moral, a ética, a corrupção, a falsidade, os interesses escusos e o conflito entre o coletivo e o individual. E nós queremos proporcionar aos alunos que vão ingressar na vida adulta, na sociedade, que logo serão indivíduos políticos e econômicos, uma abordagem para o pensamento crítico “, explica Dan.
Contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC/DF, a peça Cordelizando o Teatro terá apresentações fechadas para os alunos das escolas contempladas e sessões abertas ao público nos dias 5 e 6 de agosto no teatro Sesc do Gama, bem como oficinas de cordel nos antes da sessão do dia 06 de agosto, às 15h. A entrada é gratuita mediante retirada de ingressos.
Serviço:
Para as escolas (somente para os alunos):
03/08 CED 416 – Santa Maria; 04/08 CEM 01 – Gama; 05/08 CEM 417- Santa Maria
Aberta ao público:
05/08 Sesc Gama às 20:00 e 06/08 Sesc Gama às 19:00
Retirada de ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/cordelizando-o-teatro-inimigo-do-povo/2097238
Oficina de cordel às 15:00 nas duas apresentações abertas ao público
Entrada gratuita
Contato imprensa: Luciana Ribeiro 61 9 8638 6027
Contato idealizador do projeto: Dan Kue 61 9 8415-1832
FICHA TÉCNICA
Direção geral, Diretor Artístico, Iluminador, Revisor do roteiro para peça e Idealizador do projeto: Dan Kuae
Assistente de Direção e Revisor do roteiro para peça: Marcelo Luchesi
Diretor de Produção: Dom Macarius
Produtor: Luciano Monteiro (Deu Certo Produções e Entretenimento)
Assistente de produção: Verônica Vincenza
Elaboradora do Projeto e Prestadora de contas: Edylsia Simas
Roteiro original: Henrik Ibsen
Adaptação de Roteiro: Gabriel Neves
Cordelista e Roteirista Versificado/Cordel: Sabiá Canuto
Atrizes: Raquel Mendes, Ana Kaíta, Lilian Santos e Yolanda Araújo
Atores: Oliver Oliveira Júnior e Gabriel Neves
Assessora de imprensa: Luciana Melo Ribeiro
Gestão de Mídias Sociais: Raquel Mendes
Designer Gráfico: Raquel Mendes
Exposição de xilogravura: Gravura em foco
Música de abertura: MC Drama
Com informações do Luciana Ribeiro
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.