Alianças estratégicas movimentam parlamentares do DF
O Correio ouviu os três senadores e os oito deputados federais do DF para saber como estão atuando nos bastidores das eleições municipais na Região Metropolitana. Especialistas destacam a importância dessa integração para os parlamentares e os candidatos
O Distrito Federal e as cidades que o circundam estão unidos não só pela proximidade geográfica. Por isso, em época de campanha para as eleições municipais, não são apenas os candidatos a prefeito e vereador desses municípios que se movimentam. Parlamentares da bancada federal do DF também estão formando alianças, na tentativa de eleger representantes de seus partidos e coligações.
Professor de ciência política da UDF, André Rosa classifica a atuação da bancada federal no Entorno como “altamente estratégica”. Segundo ele, existe uma prática de retribuição política onde os candidatos vencedores no pleito atual darão o mesmo apoio nas próximas eleições majoritárias. “Por isso, os atores políticos do DF, ao conservarem uma base de sustentação no Entorno, terão uma força muito maior para brigar no pleito de 2026”, avalia.
Faltando pouco mais de um mês para o primeiro turno das eleições municipais, a reportagem ouviu os três senadores e os oito deputados federais do DF para saber como estão atuando nos bastidores do pleito municipal, utilizando como base a recente criação da Região Metropolitana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que engloba 11 cidades do Entorno.
Há parlamentares que tiraram fotos para materiais de campanha, outros que participaram de comícios e também tem quem decidiu não se envolver com as candidaturas. Mas todos eles concordam que o pleito atual interfere no DF de alguma forma. Por isso, a reportagem também procurou os principais representantes do governo local para saber como estão acompanhando a corrida eleitoral.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que não está se envolvendo. Já a vice-governadora Celina Leão (PP) está acompanhando e participando da corrida eleitoral. “Nosso partido sempre tem uma eleição robusta, somos muito fortes”, destaca. Celina ressalta a importância que a região tem. “Com certeza, estaremos cada vez mais próximos e mais presentes na vida desse cidadão, que a gente reconhece como parte do Distrito Federal”, pontua.
Cientista político da Hold Assessoria Legislativa, André César destaca que os parlamentares do DF têm uma ligação forte com o Entorno e precisam de apoio nessas cidades. “É um jogo de bate-volta. Eles têm que estar presentes nas campanhas desses municípios, para que, em 2026, consigam angariar votos para si”, ressalta. “Para os candidatos do Entorno, aqueles que têm algum político do DF como aliado, sem dúvida nenhuma, estão com um apoio importante para as eleições”, garante o especialista. Confira a seguir o posicionamento de cada parlamentar do DF.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento
- PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado
- Veja quem são os indiciados por golpe de Estado em 2022 pela PF
- Senai abre 4,2 mil vagas gratuitas para cursos em 2025; veja como se inscrever