Lula anuncia voo de repatriação de brasileiros no Líbano
Uma ambulância transporta pessoas feridas para o Centro Médico da Universidade Americana de Beirute, em 17 de setembro de 2024, depois que explosões atingiram locais em vários redutos do Hezbollah ao redor do Líbano, em meio às contínuas tensões transfronteiriças entre Israel e os combatentes do Hezbollah. Centenas de pessoas ficaram feridas quando dispositivos de paging de membros do Hezbollah explodiram simultaneamente em todo o Líbano em 17 de setembro, no que uma fonte próxima ao movimento militante disse ser uma “violação israelense” de suas comunicações.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (30) a realização de voo para repatriar brasileiros que estão no Líbano, país que vem sendo alvo de ataques das forças israelenses, em guerra com o grupo Hezbollah.
A data ainda não foi definida, mas será anunciada nos próximos dias, segundo o governo. O plano prevê a retirada dos brasileiros da área pelo aeroporto da capital do Líbano, Beirute.
“O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determinou a realização de voo de repatriação de brasileiros no Líbano. A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, terá a data anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo. O planejamento inicial da Força Aérea Brasileira prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto”, informou o Ministério das Relações Exteriores, em nota.
O texto ainda completa que a embaixada brasileira no Líbano está tomando as providências para viabilizar a operação. O poto diplomático está em contato com a comunidade brasileira no país e em “estreita coordenação com as autoridades locais”.
Na sexta-feira (27), o governo brasileiro confirmou a morte da de Mirna Raef Nasser, adolescente brasileira natural de Balneário Camboriú (SC), após bombardeios no sul do Líbano no início desta semana.
Em nota, o governo brasileiro afirma que tomou conhecimento “com grande pesar e consternação” da morte da brasileira. “Segundo relato familiar, a adolescente e seu pai, de nacionalidade libanesa, foram atingidos por bombardeio aéreo, em casa, na segunda-feira (23).”
Trata-se da segunda cidadã brasileira atingida pelos intensos bombardeios aéreos israelenses na região, de acordo com o Itamaraty.
Um adolescente brasileiro de 15 anos morreu durante bombardeios de Israel no Líbano no mesmo dia. Ali Kamal Abdallah, que nasceu em Foz do Iguaçu (PR), estava no vale do Bekaa, a leste da capital, Beirute, uma das regiões atacadas pelas tropas israelenses devido à presença de forças do Hezbollah.
O conflito no Oriente Médio atingiu um novo patamar de violência no fim de semana, com o assassinato na noite de sexta-feira (27) do líder do grupo libanês, Hassan Nasrallah, de 64 anos, além de diversos outros líderes. Todos foram mortos durante um mega-ataque aéreo na capital Beirute.
O Estado judeu aumentou ainda mais seu alerta militar, restringiu concentração de pessoas no centro e no norte do país e sofreu golpes pontuais ao longo deste sábado (28).
O xeque Nasrallah, um dos mais poderosos atores da violenta política da região, teve sua morte anunciada pelo Exército de Israel confirmada pelo Hezbollah. O grupo disse que ele “juntou-se aos seus grandes e imortais mártires” em nota, e afirmou que continuará o apoio “a Gaza, à Palestina e em defesa do Líbano”.
Com informações do Jornal de Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
OAB Nacional exige responsabilização por ameaças à democracia
A entidade tem reunião marcada para o próximo dia 9 em que o plano de golpe de Estado e triplo assassinato são a pauta. A Ordem alerta sobre ameaça à Constituição e direitos fundamentais A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional confirmou reunião para o próximo dia 9, em Brasília, cujo tema principal será…
-
Ibaneis propõe reduzir ITBI para 1% em imóveis novos e prontos
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O governador Ibaneis Rocha (MDB) enviou à Câmara Legislativa (CLDF) um projeto de lei para reduzir a alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). O projeto propõe diminuir a taxa de 3% para 1% nas transferências de imóveis novos…
-
Após ajustes, governo corta mais R$ 6 bilhões do Orçamento deste ano
No limite do prazo legal, o Ministério do Planejamento encaminhou ontem à noite o relatório bimestral de receitas e despesas. O documento diz que o deficit ficará em R$ 28,7 bilhões, dentro da margem permitida pela LDO A equipe econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva demorou o quanto pôde para fechar…