youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Lula anuncia voo de repatriação de brasileiros no Líbano

By  |  0 Comments

Uma ambulância transporta pessoas feridas para o Centro Médico da Universidade Americana de Beirute, em 17 de setembro de 2024, depois que explosões atingiram locais em vários redutos do Hezbollah ao redor do Líbano, em meio às contínuas tensões transfronteiriças entre Israel e os combatentes do Hezbollah. Centenas de pessoas ficaram feridas quando dispositivos de paging de membros do Hezbollah explodiram simultaneamente em todo o Líbano em 17 de setembro, no que uma fonte próxima ao movimento militante disse ser uma “violação israelense” de suas comunicações.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (30) a realização de voo para repatriar brasileiros que estão no Líbano, país que vem sendo alvo de ataques das forças israelenses, em guerra com o grupo Hezbollah.

A data ainda não foi definida, mas será anunciada nos próximos dias, segundo o governo. O plano prevê a retirada dos brasileiros da área pelo aeroporto da capital do Líbano, Beirute.

“O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determinou a realização de voo de repatriação de brasileiros no Líbano. A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, terá a data anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo. O planejamento inicial da Força Aérea Brasileira prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto”, informou o Ministério das Relações Exteriores, em nota.

O texto ainda completa que a embaixada brasileira no Líbano está tomando as providências para viabilizar a operação. O poto diplomático está em contato com a comunidade brasileira no país e em “estreita coordenação com as autoridades locais”.

Na sexta-feira (27), o governo brasileiro confirmou a morte da de Mirna Raef Nasser, adolescente brasileira natural de Balneário Camboriú (SC), após bombardeios no sul do Líbano no início desta semana.

Em nota, o governo brasileiro afirma que tomou conhecimento “com grande pesar e consternação” da morte da brasileira. “Segundo relato familiar, a adolescente e seu pai, de nacionalidade libanesa, foram atingidos por bombardeio aéreo, em casa, na segunda-feira (23).”

Trata-se da segunda cidadã brasileira atingida pelos intensos bombardeios aéreos israelenses na região, de acordo com o Itamaraty.

Um adolescente brasileiro de 15 anos morreu durante bombardeios de Israel no Líbano no mesmo dia. Ali Kamal Abdallah, que nasceu em Foz do Iguaçu (PR), estava no vale do Bekaa, a leste da capital, Beirute, uma das regiões atacadas pelas tropas israelenses devido à presença de forças do Hezbollah.

O conflito no Oriente Médio atingiu um novo patamar de violência no fim de semana, com o assassinato na noite de sexta-feira (27) do líder do grupo libanês, Hassan Nasrallah, de 64 anos, além de diversos outros líderes. Todos foram mortos durante um mega-ataque aéreo na capital Beirute.

O Estado judeu aumentou ainda mais seu alerta militar, restringiu concentração de pessoas no centro e no norte do país e sofreu golpes pontuais ao longo deste sábado (28).

O xeque Nasrallah, um dos mais poderosos atores da violenta política da região, teve sua morte anunciada pelo Exército de Israel confirmada pelo Hezbollah. O grupo disse que ele “juntou-se aos seus grandes e imortais mártires” em nota, e afirmou que continuará o apoio “a Gaza, à Palestina e em defesa do Líbano”.

Com informações do Jornal de Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Governo aprova tributação mínima para multinacionais; entenda detalhes

    Governo aprova tributação mínima para multinacionais; entenda detalhes

    MP 1.262/2024 define que grandes grupos que atuam no Brasil que possuem tributação efetiva inferior a 15% devem recolher diferença. Frente Parlamentar do Empreendedorismo diverge da medida A tributação considera os impostos que as empresas podem ter em outros países, em matrizes ou filiais dos grupos. Somente em 2024, 35 países já adotaram a regra…

  • População poderá se vacinar contra doenças neste sábado (5/10)

    População poderá se vacinar contra doenças neste sábado (5/10)

    Em 45 locais de atendimento, equipes da Secretaria de Saúde (SES-DF) estarão prontas para aplicar doses em bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Veja locais além Unidades Básicas de Saúde em 17 regiões administrativas A campanha múltipla de vacinação contra gripe (influenza), covid-19, dengue e outras doenças segue neste sábado (5/10) no Distrito Federal. Em 45…

  • “Teremos regras claras para publicidade de bets”, diz presidente do IJL

    “Teremos regras claras para publicidade de bets”, diz presidente do IJL

    Dirigente do Instituto Brasileiro Jogo Legal acredita que regulamentação resolverá problemas relativos às bets, como a propaganda desmedida e a suspeita de lavagem de dinheiro. E diz que educação financeira é antídoto para compulsão em aposta O mercado de apostas on-line, conhecido como “bets”, está na agenda de discussões dos brasileiros. Dados sobre o crescente…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *