Ir para o conteúdo
Casa Direitos Humanos Órfão de vítima de feminicídio terá pensão; saiba o motivo
Direitos Humanos

Órfão de vítima de feminicídio terá pensão; saiba o motivo

Compartilhar
Compartilhar

Lula sanciona lei e classifica o crime como uma “brutalidade abominável”. Texto é de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e incluirá até mesmo filhos de mulheres mortas por parceiros antes da promulgação

 31.10.2023 - Presidente da Rep..blica, Luiz In..cio Lula da Silva, durante, assinatura da San....o ao Projeto de Lei n.. 976/2022, que institui pens..o especial aos ..rf..os em raz..o do crime de feminic..dio.Pal..cio do Planalto. Bras..lia - DF. .Foto: Ricardo Stuckert / PR
     -  (crédito: Ricardo Stuckert/PR)

31.10.2023 – Presidente da Rep..blica, Luiz In..cio Lula da Silva, durante, assinatura da San….o ao Projeto de Lei n.. 976/2022, que institui pens..o especial aos ..rf..os em raz..o do crime de feminic..dio.Pal..cio do Planalto. Bras..lia – DF. .Foto: Ricardo Stuckert / PR – (crédito: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, ontem, a lei que cria a pensão para órfãos de mulheres vítimas de feminicídio. Em evento no Palácio do Planalto, classificou o crime como uma “brutalidade abominável”. Disse, também, que sancionava a lei com tristeza, por se tratar de uma medida em função da morte de uma mãe.

“Uma das coisas mais abomináveis que acontece na relação humana, em pleno século 21, é a mulher se transformar em vítima prioritária, dentro da sua casa, de marido, namorado, ex-marido, ex-namorado e, às vezes, de outras pessoas. Mais abominável é saber que grande parte das vítimas de feminicídio são mulheres pobres e negras. Ainda muito mais grave é saber que cada mulher dessa tem um filho ou uma filha que vai ficar dependendo de terceiros para ser cuidada”, lamentou.

O benefício será concedido aos órfãos cuja renda familiar mensal por pessoa seja de até 25% do salário mínimo, inclusive em casos em que o feminicídio tenha ocorrido antes da publicação da lei. A pensão alcança crianças e adolescentes. A estimativa é de que as pensões custem aproximadamente R$ 33,5 milhões até 2025.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), autora da lei, e a primeira-dama Janja também participaram do evento. Lula lembrou que a intenção da Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, era de que os crimes contra a mulher diminuíssem.

“O que aconteceu é que tem piorado a situação. Em que momento erramos na formação da humanidade? Será que foi falta de escola, de educação no berço? Foi falta de convivência civilizada. Será que foi a má educação que recebeu? Que foram as companhias que ele teve durante a vida? Poderia se dizer que é por cachaça, por droga, mas muitas vezes não é por nada”, disse.

Segundo o presidente, é preciso garantir que as vítimas da violência não tenham os filhos abandonados pelo Estado. “Se o Estado não cuidou da pessoa, e permitiu que ela fosse vítima, precisa assumir a responsabilidade de cuidar dessas crianças”, frisou.

De acordo com o projeto de lei que estabelece a pensão para o órfão de feminicídio, em 2020 foram registrados 3.913 assassinatos de mulheres.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Quase 85% da população preta afirma ter sofrido discriminação racial

Dado faz parte de pesquisa apoiada pelo Ministério da Igualdade Racial De...

Fim da revista vexatória depende de investimento do Estado

Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o procedimento é inadmissível e incompatível...

Lançado guia sobre serviços de direitos humanos e cidadania no Distrito Federal

Para ampliar o acesso da comunidade aos programas e iniciativas da Secretaria...

IRMÃOS, NÃO NOS ENGANEMOS: O INIMIGO É O MESMO PARA TODAS AS CIDADES DA NOSSA INDO-AMÉRICA.Claudia Sheinbaun

“Por que o imperialismo quer nos ver divididos?Porque sabe que juntos somos...