Agnelo Queiroz lembra que os governos de Lula sempre foram responsáveis com as contas públicas
O ex-governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), afirmou, em vídeo divulgado em suas redes sociais, que o futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva manterá as contas públicas em dia. A previsão de Agnelo é fruto do histórico dos governos petistas que, segundo o ex-governador, sempre se preocuparam com a responsabilidade fiscal, conseguindo assim fazer por anos seguidos superávits primários.
“O presidente Lula tem a responsabilidade de governar para atender quem mais precisa no Brasil. E, sobretudo, com muita responsabilidade. É essa a diferença de um governo patriota, responsável, e que defende o interesse nacional, e não apenas de uma minoria”, disse Agnelo.
O ex-governador lembrou ainda que a seriedade com as contas públicas no governo de Lula nunca exigiu que fosse aplicado o teto de gasto. Agnelo destaca que além dos superávits primários, havia também crescimento econômico, geração de emprego e combate a desigualdade. “Lula teve as contas públicas equilibradas e elogiadas por todos os economistas”, lembra o ex-governador.
Um dos motivos que levaram ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), segundo Agnelo, foi a imposição, por parte do mercado e de interesses estrangeiros, em ver aprovada no Congresso a PEC 95, criou o chamado teto de gasto, limitando assim por 20 anos os gastos públicos.
“O teto de gastos foi criado para, primeiro, assegurar o pagamento dos juros [da dívida pública] e dos rendimentos. Só depois pensava-se no país. O mercado não pode criticar Lula por ele querer furar o teto. O teto já foi furado por Bolsonaro em R$ 795 bilhões”, argumenta Agnelo.
Siga nossas redes sociais: