youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Bancos de leite materno precisam de doações para atender mais bebês no DF

By  |  0 Comments

Em 2022, média de doações foi menor que em 2021. Meta é chegar a 2 mil litros por mês; material é recolhido pelo Corpo de Bombeiros.

Banco de Leite Materno do DF recebe doação de potes de vidro para o armazenamento de leite — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Banco de Leite Materno do DF recebe doação de potes de vidro para o armazenamento de leite — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

De janeiro a novembro de 2022, a Rede de Banco de Leite Humano do Distrito Federal recebeu 16.795,6 litros de leite humano doados por 6.461 mulheres. As doações – que são recolhidas na casa das mulheres pelo Corpo de Bombeiros – alimentaram 13.279 bebês.

A média mensal chega a 1.526,8 litros – superior a 1,5 mil litros, quantidade que mantém os estoques de leite materno em nível de segurança. Por outro lado, ela foi inferior a 2021, quando as doações chegaram a 17.651,8 litros, uma média mensal de 1.604,7 litros (veja gráfico abaixo).

A meta do DF é chegar a 2 mil litros de leite humano doados por mês, para atender com sobra crianças internadas e ampliar a cobertura a outros casos.

Comparação 2021 e 2022

2021 2022
Quantidade de leite recebido 17.651,8 litros 16.795,6 litros
Média mensal 1.604,7 litros 1.526,8 litros
Bebês atendidos 12.725 bebês 13.279 bebês

Alto valor nutricional

 

Considerado padrão ouro na alimentação infantil, o leite materno tem alto nível nutricional. Segundo a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF, Miriam Santos, é necessário um esforço coletivo para fazer com que todas as mães do DF conheçam a rede.

Além disso, ela alerta que os meses de dezembro, janeiro e fevereiro costumam ter menor índice de doação devido à indisponibilidade de doadoras.

“É o período de férias, então a mãe pode estar mais atribulada com os cuidados dos filhos em idade escolar, pode ser que viaje, ou até que receba parentes. Logo, observamos baixa no número de doações”, diz Miriam.

 

Passo a passo de como doar

 

Banco de Leite Materno do DF recebendo doações de leite — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Banco de Leite Materno do DF recebendo doações de leite — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

  1. Procure tirar o leite em um lugar limpo e tranquilo da casa
  2. Use potes de vidro com tampa plástica
  3. Ferva os potes por 15 minutos e deixe que sequem sobre um pano limpo
  4. Use uma touca ou um lenço na cabeça
  5. Coloque uma máscara ou amarre uma fralda sobre o nariz e a boca
  6. Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão
  7. Lave as mamas apenas com água
  8. Seque as mamas e as mãos com um pano limpo
  9. Massageie os seios com a ponta dos dedos, com movimentos circulares, e inicie a coleta diretamente no pote
  10. Encha o pote até faltarem dois dedos para completá-lo e, caso seja necessário, recomece uma nova coleta em outro pote higienizado
  11. Identifique o pote com seu nome e a data em que retirou o leite pela primeira vez. Para completar um pote que já está no congelador, faça a coleta em um copo de vidro e depois despeje no pote.
  12. O leite pode ficar até 10 dias no congelador ou no freezer.
  13. Para agendar a coleta, ligue no número 160, opção 4 ou se cadastre no site do Amamenta Brasília. O Corpo de Bombeiros busca a doação em sua casa

Fonte: G1

Siga nossas redes sociais

https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *