CPI dos Atos Antidemocráticos: depoimentos começam nesta quinta-feira (2), na CLDF; veja agenda
A CPI dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) começa, nesta quinta-feira (2), a ouvir os depoimentos relacionados aos atos de vandalismo em Brasília em 12 de dezembro e 8 de janeiro. Os primeiros nomes convocados são o delegado Fernando de Souza Oliveira, que chefiava a Secretaria de Segurança quando as sedes dos três poderes da República foram invadidas, e a ex-subsecretária de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do DF Marília Ferreira Alencar (veja agenda completa abaixo).
Oliveira, que era secretário-executivo da SSP, e Marília foram exonerados pelo ex-interventor federal da pasta no DF, Ricardo Cappelli, após os episódios de vandalismo na capital. O delegado, o ex-secretário de Segurança, Anderson Torres, e o governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) são investigados pela Polícia Federal no inquérito que apura omissão das forças de segurança no dia dos atos terroristas.
Marília, que é delegada da Polícia Federal, também prestou depoimento à corporação, já que havia sido nomeada por Torres para ocupar um cargo na pasta. Aos investigadores, ela disse que as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Senado e outros órgãos ligados à segurança sabiam sobre a movimentação de bolsonaristas radicais em Brasília antes dos ataques.
Calendário de depoimentos agendados para março
- 2 de março
Fernando de Sousa Oliveira, ex-secretário executivo da SSP
Marília Ferreira Alencar, ex-subsecretária da inteligência da SSP - 9 de março
Anderson Torres, ex-secretário da SSP - 16 de março
Jorge Eduardo Naime, coronel da PMDF
Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, coronel da PMDF - 23 de março
Júlio de Souza Danilo, ex-secretário da SSP
Jorge Henrique da Silva Pinto, tenente-coronel da PMDF - 30 de março
Fábio Augusto Vieira, ex-comandante da PMDF
Com informações do G1-DF