O governo do Paraguai convocou nesta terça-feira (1º/4) o embaixador do Brasil em Assunção, José Antônio Marcondes, a prestar esclarecimentos sobre o ataque hacker da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra o país.
O Paraguai também suspendeu todas as negociações em curso sobre o Anexo C do tratado da Itaipu Binacional, que é gerida pelos dois países. O ataque ocorreu entre junho de 2022 e março de 2023, para obter informações sigilosas sobre as negociações de tarifa da hidrelétrica.
“Convocamos o embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes, para que ofereça explicações detalhadas sobre a ação de inteligência levada a cabo pelo Brasil”, disse comunicado divulgado pela Presidência do Paraguai.
O país também chamou de volta o embaixador do Paraguai em Brasília, Juan Angel Delgadillo, para esclarecimentos. Nas relações exteriores, o gesto representa insatisfação, e é adotado quando há uma crise diplomática.
Governo Lula negou envolvimento com a invasão
O ataque hacker da Abin foi revelado ontem (31/3) pelo colunista Aguirre Talento, do Portal Uol, com base em investigação em curso da Polícia Federal (PF). Segundo o depoimento de um agente da Abin, a ação de espionagem foi autorizada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), mas levada a cabo já no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Agentes teriam invadido computadores do Congresso e da Presidência do Paraguai. Ainda ontem, o governo brasileiro negou envolvimento com o caso, e disse que a operação foi encerrada assim que descoberta pela nova administração. Nota divulgada pelo Itamaraty atribuiu a responsabilidade pelo ataque ao governo Bolsonaro.
Inicialmente, o chanceler paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano, minimizou o ataque, após conversa com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Lezcano afirmou que o Paraguai não tinha evidências da invasão, e que as informações sobre a Itaipu estavam resguardadas.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lula assina MP que zera conta de luz para 16 milhões e amplia benefícios a 60 milhões de brasileiros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (21) uma medida provisória que promove ampla reformulação no setor elétrico, com foco na população de baixa renda, informa a Folha de S. Paulo. A medida, apresentada a parlamentares em reunião no Palácio do Planalto, prevê isenção total da tarifa de energia para cerca…
Capitais do Nordeste têm alerta de grande perigo em função de fortes chuvas
João Pessoa, Recife e Maceió estão sob alerta. Em Maceió cerca de 100 pessoas tiveram que sair de casa Fortes chuvas atingem o Nordeste do Brasil e têm gerado impactos em algumas cidades, como nas capitais Recife e Maceió. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu alerta de grande perigo em função das tempestades. O alerta abrange as…
CCJ aprova fim da reeleição e unificação das eleições a partir de 2034
Proposta de emenda à Constituição extingue a reeleição para cargos do Executivo e altera duração dos mandatos. Mudanças ainda dependem da votação no plenário do Senado e, depois, da Câmara A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (21/5) o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com…
Deixe um comentário