Mais de 600 mil devem visitar cemitérios do DF no Dia de Finados
Estimativa é da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), responsável pela concessão das seis unidades do Distrito Federal. Trânsito será controlado e transporte e segurança terão reforço para atender à demanda
O movimento será intenso hoje nos cemitérios do Distrito Federal por causa do Dia de Finados. A expectativa é de que mais de 600 mil pessoas homenageiem seus mortos nos seis cemitérios do DF, segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), responsável pela concessão das unidades.
Por isso, o transporte público será reforçado e o trânsito nas imediações dos locais de maior movimento será controlado. A Sejus-DF disponibilizará atendimentos com psicólogos, orientações e serviços de ouvidoria em tendas ao lado das administrações dos cemitérios.
Algumas pessoas optaram por visitar seus mortos na sexta-feira (1º/03) para driblar o alto movimento do feriado. Foi o caso de Francisca Sebastião Costa, 54, e Romilson Rodrigues, 40, que foram ao Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul homenagear familiares falecidos e matar a saudade. Francisca disse que há alguns anos não prestavam as homenagens no Dia de Finados, mas Romilson completou que a falta que sentem das pessoas que perderam foi a motivação para sairem de casa neste ano.
“Viemos visitar meu pai, minha mãe, minha irmã e meu irmão. Há tempo não vínhamos. Estamos colocando uma florzinha e vendo como está, se não tem buracos, se não tem alguma coisa quebrada. Ouvi dizer que tem acontecido de o povo quebrar e abrir as covas. A gente aproveitou que era no caminho para casa e aí já viemos logo, porque amanhã acho que vai ser mais cheio”, disse Francisca.
O estado das covas também foi criticado por Sirene Borges, de 79 anos, que levou a filha Jurema, 52, para visitar os túmulos de parentes. Ela levou flores para enfeitar os túmulos, que descreveu como descuidados, e exaltou a importância do feriado, relatando a emoção que sente quando vai ao cemitério.
“Viemos visitar minha mãe, dois irmãos, um padrasto, meu marido, um filho e uma neta. A gente sempre vem fazer uma oração, pedir que eles descansem em paz e visitá-los. Viemos chorar também, nos emocionar, porque a gente sempre se emociona mesmo. Precisamos manter na memória os que já se foram. Temos que lembrar sempre das coisas boas”, afirma a senhora.
Trânsito
No Campo da Esperança da Asa Sul, a entrada para pedestres será pelo portão principal ou pelo acesso em frente ao estacionamento 6 do Parque da Cidade. A rotatória em frente ao cemitério será fechada, e a W5 Sul funcionará em sentido único. Motoristas da Estrada Parque Polícia Militar (EPPM) devem retornar no viaduto da W3 Sul, pois o acesso à W5 Sul estará bloqueado. Pessoas com deficiência e idosos terão prioridade no estacionamento em frente ao cemitério.
Nos cemitérios de Brazlândia, Planaltina, Sobradinho II e Taguatinga, haverá reforço na segurança e controle de tráfego. Em Brazlândia, cones serão usados para evitar estacionamento irregular. Em Sobradinho II e Planaltina, áreas serão reservadas para deficientes e idosos e em Taguatinga, o estacionamento ficará reservado para embarque e desembarque, com agentes de trânsito auxiliando.
O Metrô-DF informa que funcionará das 7h às 19h hoje, horário padrão para domingos e feriados. A frota de ônibus das cinco empresas locais que passam pelos seis cemitérios do DF estarão reforçadas com mais veículos durante o feriado.
A Sejus-DF também disponibilizará vans para circulação interna nos cemitérios da Asa Sul, do Gama, de Taguatinga e de Sobradinho.
Segurança
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reforçará a segurança em pontos fixos a partir das 6h, enquanto viaturas do Corpo de Bombeiros estarão nos estacionamentos dos cemitérios para casos de atendimento emergencial.
A PMDF recomenda aos visitantes para não deixarem objetos no interior dos veículos e estarem atentos aos pertences, principalmente ao celular. Também é importante estacionar em locais permitidos e conferir se o veículo está devidamente trancado.
*Estagiário sob supervisão de Eduardo Pinho
Cemitérios
*A Unidades do DF vão funcionar das 7h às 19h
• Campo da Esperança – 916 Sul, Plano Piloto
• São Francisco de Assis – SOFHN, Área Especial, Taguatinga Norte
• Cemitério do Gama – SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério, Setor Oeste
• Cemitério de Sobradinho – AR 7, Área Especial Cemitério, Sobradinho II
• Cemitério de Planaltina – SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério
• Cemitério de Brazlândia – SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério.
Missas
Asa Sul
8h; 10h; 12h30 (celebração transmitida pela Canção Nova Nacional – Cardeal Dom Paulo Cezar Costa); 14h; 15h30, 17h.
Taguatinga
8h (Dom Denilson Geraldo); 9h30; 11h; 12h30; 14h; 15h30; 17h.
Gama
8h; 9h30 (Dom Vicente Tavares); 11h; 12h30; 14h; 15h30; 17h.
Sobradinho
8h; 9h30; 11h; 12h30; 14h; 15h30; 16h30.
Planaltina
8h; 9h30 (Cardeal Dom Paulo Cezar Costa); 11h; 12h30; 14h; 15h30; 17h.
Brazlândia
7h; 9h; 11h (Dom Denilson Geraldo); 15h; 17h.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Nas ruas pelo #FimdaEscala6x1: veja 29 cidades confirmadas no protesto
- Volta das grades à Praça dos Três Poderes gera divergência
- PF investiga conexão entre explosões e o 8 de janeiro
- Veja o que abre e o que fecha nesta sexta-feira (15/11)
- Consignados mantém agentes de segurança reféns e alimenta superendividamento