
Via de acesso ao aeroporto do DF fica alagada após temporal
Uma das principais vias de acesso ao Aeroporto de Brasília ficou alagada na manhã desta quarta-feira (3/1), após o Córrego Riacho Fundo transbordar devido às fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal, e deixou apenas duas faixas acessíveis aos motoristas.
Até as 13h20, os veículos só podiam transitar na faixa da esquerda e na pista exclusiva para o BRT. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) atua na região.
Na rede social X (antigo Twitter), uma internauta compartilhou imagens do ocorrido: “Não é o sertão que vai virar mar, é o Cerrado! Nunca vi isso. O rio que abastece o Lago Paranoá [o Córrego Riacho Fundo] transbordou e não tem como chegar ao aeroporto”.
Vila Cauhy inundada
Os temporais registrados desde essa terça-feira (2/1) causaram inundações em áreas próximas ao Córrego Riacho Fundo, como a Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, e alagamentos em diversas partes da capital do país.
Um homem e seu cachorro foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) nesta quarta-feira (3/1). Os dois são residentes da Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, uma das áreas mais castigadas pelas
A intensa chuva fez com que o Córrego Riacho Fundo transbordasse e alagasse a residência do indivíduo resgatado pelos bombeiros. Em imagens fornecidas ao Metrópoles, é possível ver os militares usando uma canoa para acessar a área alegada e realizar o resgate.
“Tem gente que sofre e sofre muito. Pessoal que está aqui mora aqui há mais de 20 anos. É um pessoal que não sofria com isso antes, mas a cidade cresceu, obras foram feiras, e o volume de água desse rio aqui aumentou”, disse Walter Marques, prefeito comunitário da Vila Cauhy.
Os bombeiros orientaram aos moradores que saíssem de casa para retornar apenas quando a água abaixasse. Equipes da Defesa Civil estão no local averiguando a situação. Até o momento, não houve interdição de residências e os bombeiros informaram que não houve vítimas.
Sedes-DF
O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que informou que atuou com uma equipe no local nesta terça-feira (2/1) e que continuará prestando atendimento enquanto for necessário, nessa região e em todas as outras que forem afetadas pelas chuvas.
“Foram apresentados os serviços socioassistenciais, as famílias foram cadastradas para a concessão de benefícios e ofertado acolhimento institucional, mas nenhuma família teve interesse em acolhimento institucional até o momento”, ressaltou em nota.
Orientações
A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec) alertou que, em caso de perigo, as pessoas devem sair imediatamente do local de risco, avisando ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, e à Defesa Civil, pelo 199.
Alertas de chuvas fortes são enviadas pelo órgão por SMS. Para recebê-los é necessário enviar uma mensagem para o número 40199.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.