Ir para o conteúdo
Casa DF Conselho de Assistência Social convoca eleição suplementar para sociedade civil
DF

Conselho de Assistência Social convoca eleição suplementar para sociedade civil

Compartilhar
Compartilhar

Medida visa preencher vagas remanescentes de representantes e usuários da sociedade civil no conselho; pleito encontra-se em fase de elaboração do regimento eleitoral

O Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS-DF) convocou eleição suplementar para o preenchimento de seis vagas destinadas à sociedade civil, referentes ao triênio 2024-2027. Publicada por meio da portaria nº 116 no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de terça (31/12), a medida tem como objetivo preencher as cadeiras não ocupadas na última votação do conselho, realizada em julho de 2024.

A eleição, fiscalizada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), destinará quatro vagas de suplentes a representantes de usuários ou organizações de usuários da assistência social, além de dois mandatos para representantes de organizações de trabalhadores da assistência social

A eleição para o CAS-DF destinará quatro vagas de suplentes a representantes de usuários ou organizações de usuários da assistência social e de dois mandatos para representantes de organizações de trabalhadores da assistência social | Foto: Divulgação/Sedes-DF

O pleito encontra-se em fase de elaboração do regimento eleitoral, que será desenvolvido por uma comissão composta por membros conselheiros e especialistas da área. Após a conclusão, o documento será submetido à avaliação dos membros do Pleno do CAS-DF. Em seguida, as informações completas serão divulgadas no DODF.

“O processo eleitoral não apenas preenche vagas essenciais, mas também reafirma o compromisso deste governo com a transparência e a inclusão”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “É vital que todos os segmentos tenham voz ativa, garantindo que as políticas atendam de forma eficaz às necessidades da população.”

Conselho

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), o CAS é um órgão colegiado permanente e deliberativo, cuja principal atribuição é formular e controlar a execução da política de assistência social no Distrito Federal, além de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos destinados à área.

O CAS é composto por 24 membros titulares e seus respectivos suplentes. Doze assentos são indicados por órgãos governamentais, enquanto os outros 12 são preenchidos por representantes da sociedade civil. Esses incluem representantes paritários dos usuários ou de organizações de usuários, além de representantes das entidades e organizações de assistência social e dos trabalhadores do setor.

A escolha dos membros da sociedade civil ocorre em assembleia convocada especificamente para esse fim, sendo eleitos pelo voto da maioria simples dos presentes, sob a fiscalização do MPDFT. Os membros têm um mandato de três anos, com a possibilidade de uma única recondução.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Morte do papa Francisco: Ibaneis declara 7 dias de luto no DF

    Morte do papa Francisco: Ibaneis declara 7 dias de luto no DF

    Governador do Distrito Federal declara luto de 7 dias pela morte do Papa Francisco, ocorrida na manhã dessa segunda-feira (21/4) Em cerimônia na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na manhã dessa segunda-feira (21/4), autoridades lamentaram a morte do papa Francisco, ocorrida na manhã de hoje. O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou sete dias de…


  • Brasília celebra 65 anos com culto evangélico e show de Eli Soares

    Brasília celebra 65 anos com culto evangélico e show de Eli Soares

    Intercalada com o culto, a apresentação do cantor gospel Eli Soares na Esplanada emocionou o público logo nas primeiras horas do dia As comemorações pelos 65 anos de Brasília começaram nesta segunda-feira (21/4) com uma celebração evangélica que reuniu fiéis e líderes religiosos na Esplanada dos Ministérios. O momento de fé marcou o início das…


  • Vaticano divulga causa da morte do papa Francisco: “Quadro de saúde irreversível”

    Vaticano divulga causa da morte do papa Francisco: “Quadro de saúde irreversível”

    Papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21/4). O argentino foi o pontífice mais longevo das últimas sete décadas Em comunicado nesta segunda-feira (21/4), o Vaticano divulgou a causa da morte do papa Francisco. De acordo com o anúncio, o pontífice morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e “insuficiência cardíaca irreversível” após ter…


Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
DF

Arquitetos do DF avaliam doação do acervo do Lucio Costa para Portugal

A família deLucio Costa, um dos responsáveis pela construção de Brasília, doou o...

DF

Sol Nascente terá Casa da Mulher Brasileira

Em fase de conclusão, espaço de atendimento a mulheres em situação de...

DF

Esplanada terá segurança reforçada em dia de eleição na Câmara e no Senado

Escolha dos novos presidentes da Câmara e do Senado será realizada neste...

Lançado primeiro ciclo do Renova DF 2025

Cerca de 1,5 mil alunos farão cursos de qualificação profissional de auxiliar...