youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Divisão de inteligência contra extremistas pode ser permanente no DF

By  |  0 Comments

A divisão de inteligência criada após um extremista morrer ao detonar uma carga explosiva em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 13 de novembro pode se tornar permanente, informou o governo do Distrito Federal (GDF).

Inicialmente, a estrutura ficaria ativa até o dia 12 de janeiro deste ano visando monitorar a capital da República durante o próximo dia 8, quando completam dois anos da invasão das sedes dos Três Poderes por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o GDF, esse tipo de núcleo de inteligência com agentes de segurança de diversos órgãos locais e federais costumava ser formado antes de grandes eventos, como o 7 de setembro, por exemplo, permanecendo ativo por até 48 horas. Porém, após o episódio com um apoiador do ex-presidente Bolsonaro em frente ao STF, em novembro passado, decidiu-se manter a estrutura até depois do 8 de janeiro de 2025.

O secretário executivo de Segurança Pública do GDF, Alexandre Patury, afirmou que, como os resultados da estrutura têm sido positivos, discute-se agora manter a estrutura permanente.

“A troca de informações é muito mais rápida. Aquilo que normalmente leva minutos, quando estamos todos reunidos fisicamente, leva segundos para ser definido, já que todos têm acesso imediato aos sistemas de seus respectivos órgãos. A presença física realmente traz resultados”, avaliou Patury.

Prisão

No último domingo (29), a Polícia Civil do DF prendeu um homem de 30 anos que, segundo as investigações da Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev), pretendia cometer atentados violentos em Brasília.

A divisão contra o extremismo reúne servidores de órgãos como o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, as polícias do Senado, da Câmara, do STF, e das Polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), além da Secretaria de Segurança do DF.

A célula de inteligência montada tem realizado varredura nas redes sociais e jornais, além de checar denúncias anônimas.  “Tudo o que chega é apurado e checado tanto pela célula quanto pelo Centro Integrado de Operações [CIOp]. Pedimos, inclusive, que a população tenha consciência, pois muitas pessoas fazem falsas denúncias como brincadeira, achando que é interessante atemorizar a população. Porém, duas pessoas já foram presas, e todo ato tem repercussões”, destacou Patury.

Com informações da Agência Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lula recebe Pimenta perto de trocar comando da Secom

    Lula recebe Pimenta perto de trocar comando da Secom

    O encontro ocorreu nesta manhã (7/1) no Palácio do Planalto. Lula deve receber também, ainda hoje, o marqueteiro Sidônio Palmeira, que assumirá o comando da pasta. Troca na chefia da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo deve ocorrer muito em breve – (crédito: Joédson Alves/Agência Brasil) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se…

  • Brasil proíbe importação de lixo e busca aumentar a reciclagem

    Brasil proíbe importação de lixo e busca aumentar a reciclagem

    Texto sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva visa reduzir a compra de lixo por empresas, já que apenas 4% dos resíduos produzidos no Brasil são reciclados. Porém, abre brecha para importação de material tóxico Brasil reciclou apenas 4% do seu lixo produzido em 2023. Ainda assim, empresas preferem importar resíduos por ser um…

  • Restaurante Comunitário do Gama é reaberto após reforma e passa a oferecer três refeições diárias à população

    Restaurante Comunitário do Gama é reaberto após reforma e passa a oferecer três refeições diárias à população

    Unidade é a 12ª a oferecer café da manhã, almoço e jantar, com valores acessíveis; moradores da região passam a ter opções de pagamento em cartão de crédito, débito, Cartão Prato Cheio, Cartão DF Social, dinheiro e Pix A governadora em exercício Celina Leão participou, nesta terça-feira (7), da reabertura do Restaurante Comunitário do Gama,…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *