
Índice Mundial de Preços de Alimentos Cai em Dezembro, Aponta FAO
O índice mundial de preços de alimentos calculado pelas Nações Unidas caiu em dezembro em relação a novembro, puxado por uma queda nas cotações internacionais do açúcar, mas ainda mostrou ganho robusto na comparação anual, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (3).
O índice, compilado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) para rastrear as commodities alimentares mais comercializadas globalmente, caiu para 127,0 pontos no mês passado, em comparação com os 127,6 pontos revisados em novembro. Anteriormente, o valor de novembro havia sido fixado em 127,5.
O índice de dezembro subiu 6,7% em relação aos 12 meses anteriores, mas permaneceu 20,7% abaixo do recorde histórico alcançado em março de 2022, informou a FAO.
Ao inserir o e-mail você concorda com os termos de uso e política de privacidade da Forbes Brasil.
Para 2024 como um todo, o índice ficou em média em 122,0, 2,1% abaixo do valor de 2023, compensando as quedas significativas nas cotações de cereais e açúcar com aumentos menores nos preços de óleos vegetais, laticínios e carnes.
Os preços do açúcar lideraram o declínio mensal de dezembro, caindo 5,1% em relação ao mês anterior, graças à melhora das perspectivas da safra de cana-de-açúcar nos principais países produtores, ficando 10,6% abaixo do nível de dezembro de 2023.
Os preços dos laticínios caíram depois de sete meses consecutivos de aumentos, perdendo 0,7% em relação a novembro, mas ainda registrando ganho de 17,0% em relação ao ano anterior. Os preços dos óleos vegetais caíram 0,5% no mês a mês, mas subiram 33,5% em relação ao nível do ano anterior.
Os preços da carne avançaram 0,4% em dezembro em relação a novembro e ficaram 7,1% acima do valor de dezembro de 2023.
Com informações da Agência Brasil
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Distrital Max Maciel diz que decisão do BRB de comprar o banco Master precisa passar pelo plenário da CLDF
O deputado distrital Max Maciel (Psol) disse, em entrevista ao TaguaCei, nesta semana, que a decisão do Banco de Brasília (BRB) de comprar o banco Master precisa ser avaliada também pelo plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). De acordo com Max, pelo fato do BRB ser um banco público, cabe aos distritais, representantes…
-
‘Nunca teve tanto dinheiro para a saúde como tem hoje no DF, portanto, está faltando uma gestão eficiente’, pontua Chico Vigilante
Em entrevista ao TaguaCei, direto do plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado distrital Chico Vigilante (PT), comentou a respeito dos serviços públicos de saúde do Distrito Federal e afirmou que, se a condição desses serviços está precária, o motivo não é a falta de recurso financeiro, mas, sim, a falta de…
-
‘O Brasil do Lula é bem melhor’, diz deputado Alencar Santana
O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) fez diversos elogios à forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem conduzido seu governo. O deputado, que falou com o TaguaCei, nesta semana direto da Câmara dos Deputados, ressaltou que o modelo de gestão adotado pelo governo Lula já tem surtido efeitos positivos em todos…