Réu pelo 8 de janeiro, coronel da PMDF é investigado por liderar suposto esquema de stalking
O coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Jorge Eduardo Naime Barreto – réu pelo 8 de janeiro – é investigado por comandar um esquema de stalking para um empresário do ramo farmacêutico. O empresário foi denunciado pela ex-mulher por violência psicológica e perseguição (veja detalhes mais abaixo).
Naime atuou como chefe de segurança do empresário e teria usado a estrutura da Polícia Militar para fazer coação e obter dados. Investigado pela Polícia Civil, o coronel foi alvo de busca e apreensão no último sábado (28).
Ao g1, a defesa do coronel afirma que ele “é inocente dessa acusação fantasiosa” (veja nota completa abaixo). A PMDF diz que os policiais militares da reserva precisa atuar de acordo com a lei (veja nota completa abaixo).
🔎 Naime é réu em uma ação penal que apura acusações de omissão de autoridades pelos atos golpistas em 8 de janeiro, quando as sedes do Legislativo, Executivo e Judiciário foram invadidas e depredadas.O coronel estava preso desde 7 de fevereiro de 2023, mas obteve liberdade provisória no dia 13 de maio de 2024.
Detalhes da investigação da Polícia Civil foram encaminhados ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que deve avaliar se Naime continua em liberdade provisória.
Entenda o caso de stalking
Uma mulher procurou a polícia e abriu queixa contra o ex-marido, o empresário do ramo farmacêutico. Eles estão em separação litigiosa desde agosto de 2024.
Segundo a investigação, a mulher afirma que era vítima de violência psicológica e stalking – perseguição. O ex-marido teria colocado um rastreador no carro da vítima e um microfone no veículo do motorista dela – instalações clandestinas e consideradas profissionais.
Ainda de acordo com investigadores, um suposto grupo criminoso agiu de forma organizada, mesmo após a justiça decretar medidas protetivas para a mulher.
Segundo as apurações, o coronel Naime, chefe da segurança do empresário, foi quem comandou o esquema de monitoramento irregular, utilizando a estrutura da PM.
Viatura da PM abordou motorista da vítima
O motorista da ex-mulher do empresário conta que já foi abordado por uma viatura da PM quando chegava à escola das filhas da vítima, no Lago Sul. O motorista afirma que os policiais do 5° batalhão pediram e fotografaram o documento dele, mas não pediram o do carro.
Segundo a investigação, o coronel observou tudo de longe e, logo depois, se aproximou e conversou com os militares (veja vídeo acima).
A Polícia Militar disse para a TV Globo que está ciente da investigação e que medidas cautelares relacionadas foram cumpridas com o apoio da corregedoria. A PM ainda declarou ainda que acompanha o caso, mas não irá se manifestar para não comprometer as investigações.
Naime também é investigado por receber e guardar, de forma ilegal, uma arma de fogo que foi entregue para o empresário, suposto dono da pistola.
O que diz a defesa do coronel
“A Equipe akaoni e Cardoso recebeu a matéria do Coronel Naime , com muita perplexidade.
Estão utilizando o nome de uma figura pública que era contratado para proteger toda a família e a empresa e desvirtuando a finalidade para fazer sensacionalismo e uso indevido de seu nome.
A verdade será provada, inclusive a defesa tomará todas as medidas cabíveis, assim que tiver amplo acesso ao IP e cautelares.
Reiteramos que o Coronel é inocente dessa acusação fantasiosa.”
O que diz a PMDF
“A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informa que está ciente da investigação conduzida pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e que medidas cautelares relacionadas foram cumpridas com o apoio da Corregedoria. A PMDF acompanha o caso, mas não irá se manifestar para não comprometer as investigações.
Esclarecemos que policiais militares da reserva remunerada devem atuar em conformidade com a legislação vigente, respeitando os regulamentos internos.
A PMDF reitera seu compromisso com a transparência e cooperação com as autoridades.”
Com informações do G1-DF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Haddad desmente ‘imposto do cachorrinho’ após vídeo falso feito com IA, e AGU pede remoção ao Facebook
O ministro Fernando Haddad (Fazenda) publicou nas redes sociais um vídeo para desmentir informações falsas sobre taxação de transações via Pix e até de animais de estimação. “Imposto sobre Pix, mentira. Imposto sobre quem compra dólar, mentira. Imposto sobre quem tem um animal de estimação, mentira. Pessoal, vamos prestar atenção, está circulando uma fake news.…
-
Mais de 5 mil brasilienses já acessaram portal de negociação de energia elétrica neste mês
Janeiro é sinônimo de férias para alguns, mas para outros é o momento de organizar as finanças e começar o ano no azul. O portal de negociação da Neoenergia é uma alternativa para o consumidor quitar seus débitos da conta de luz, sem sair de casa. Disponível 24 horas por dia, a plataforma oferece vantagens como…
-
Venezuela: Prisão de María Corina eleva a tensão antes da posse de Maduro A tensão política na Venezuela, à véspera da posse de Nicolás Maduro para um novo mandato, recrudesceu com a detenção momentânea de María Corina Machado. A líder da oposição e vice na chapa de Edmundo González Urrutia, autoproclamado presidente eleito, rompeu 133…